A IDADE MÉDIA - DO ROMÂNICO AO GÓTICO

  • 250

    Perseguição aos cristãos no Império Romano

    Perseguição aos cristãos no Império Romano
  • 313

    Édito de Milão

    Édito de Milão
    O Édito de Milão, promulgado a 13 de junho de 313 pelo imperador Constantino (306-337), assegurou a tolerância e liberdade de culto para com os cristãos, alargada a todo o território do Império Romano.
    Édito de Milão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-04-07 23:19:02]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$edito-de-milao
  • 324

    Igreja de São João de Latrão - Roma

    Igreja de São João de Latrão - Roma
    Erigida no século IV em homenagem a São João Batista e ao evangelista São João, a Basílica de São João de Latrão é a mais importante das quatro basílicas maiores, além de ser a Catedral de Roma.Edificada sob as ordens de Constantino o Grande a Basílica de São João de Latrão foi a primeira igreja construída em Roma.No início do século IV, o imperador Constantino expulsou a família Laterani de suas terras com o objetivo de contruir sobre elas a primeira basílica romana.
  • 325

    Concílio de Niceia

    Concílio de Niceia
    O Primeiro Concílio de Niceia foi um concílio de bispos (epíscopos) cristãos reunidos na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, Turquia), pelo imperador romano Constantino em 325. O concílio foi a primeira tentativa de obter um consenso da igreja através de uma assembleia representando toda a cristandade.[2]
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Conc%C3%ADlio_de_Niceia
  • 333

    Basílica de São Pedro - Roma

    Basílica de São Pedro - Roma
  • 334

    Transferência da capital do Império Romano para Bizâncio

    Transferência da capital do Império Romano para Bizâncio
    Com Roma em perigo, Constantino transfere a capital para a antiga cidade helénica de Bizâncio, que será baptizada de Constantinopla. Construída num lugar estratégico, era ponto de encontro de todas as rotas terrestres e marítimas do mundo antigo. Cidade cristã entre os séculos IV e XV, Bizâncio herdou a arte do mundo grego e associou-lhe o génio estrutural e a aptidão para a engenharia de Roma. E também não podia escapar à cor e misticismo do Oriente. Tudo isso para glória da Igreja.
  • Period: 340 to 397

    Santo Ambrósio

    Aurélio Ambrósio (em latim: Aurelius Ambrosius; mais conhecido como Ambrósio, foi um arcebispo de Mediolano (moderna Milão) que se tornou um dos mais influentes membros do clero no século IV. Ele era prefeito consular da Ligúria e Emília, cuja capital era Mediolano, antes de tornar-se bispo da cidade por aclamação popular em 374. Ambrósio era um fervoroso adversário do arianismo.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambr%C3%B3sio
  • 350

    Mausoléu de Santa Constança - Roma

    Mausoléu de Santa Constança - Roma
    Acredita-se tradicionalmente que tenha sido construída durante o reinado do imperador Constantino, o Grande para ser um mausoléu para sua filha Costanza, que morreu em 354. A sua outra filha, Helena, que morreu em 360, também foi sepultada lá. Na Idade Média, o edifício foi dedicado como igreja a Santa Constança.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mausol%C3%A9u_de_Constan%C3%A7a
  • Period: 354 to 430

    São Jerónimo

    Agostinho de Hipona conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. É considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. As suas obras mais importantes são "A Cidade de Deus" e "Confissões".
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona
  • 380

    Édito de Tessalónica

    Édito de Tessalónica
    O Édito de Tessalônica, também conhecido como Cunctos Populos ou De Fide Catolica foi decretado pelo imperador romano Teodósio I a 27 de fevereiro de 380 d.C.[1][2][3] pelo qual estabeleceu que o cristianismo tornar-se-ia, exclusivamente, a religião de estado, no Império Romano,[4] abolindo todas as práticas politeístas dentro do império e fechando templos pagãos.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dito_de_Tessal%C3%B3nica
  • 395

    Divisão do Império Romano

    Divisão do Império Romano
    Após a morte do imperador Teodósio em 395, a unidade do Império é definitivamente quebrada com a divisão feita pelos seus dois filhos: Arcádio (Augusto desde 383), o mais velho, obteve o Oriente com sede em Constantinopla; Honório (Augusto desde 393), recebeu o Ocidente com sede em Milão ou Ravena. Na época, este ato não representava qualquer inovação, já que a partilha das responsabilidades e atribuições era prática corrente.
    https://www.infopedia.pt/$divisao-do-imperio-romano
  • 408

    Saque de Roma pelos Visigodos

    Saque de Roma pelos Visigodos
    Alarico, rei dos visigodos (395-410), invadiu a Itália e, em outubro de 408, quase sem resistência, chega junto a Roma e exige um enorme tributo, que em parte recebe. Seguidamente, força o Senado a proclamar um usurpador, mas perante a impossibilidade de concluir um acordo com Honório, decide pilhar a cidade onde entra a 24 de agosto de 410. Com exceção de alguns santuários, a Cidade Eterna é posta a saque, com avultadas perdas materiais e humanas.
    https://www.infopedia.pt/$saque-de-roma
  • 409

    Suevos, Vândalos e Visigodos na Península Ibérica

    Suevos, Vândalos e Visigodos na Península Ibérica
    A Península Ibérica sofreu duas invasões bárbaras durante o período em que integrou o Império Romano. A primeira aconteceu no século III e última no século V depois de Cristo, momento em que foi cortada a ligação a Roma. Roma perdeu o território que ficaria assim dividido entre Visigodos, Alanos, Vândalos e Suevos que governaram diversos reinos até às invasões árabes.
    http://ensina.rtp.pt/artigo/as-invasoes-barbaras-da-peninsula-iberica/
  • 422

    Basílica de Santa Sabina - Roma

    Basílica de Santa Sabina - Roma
    Construída entre 422 e 440 por ordem de Celestino I, obedece à tendência da época de simplificação, de inspiração nas basílicas romanas do século V.
  • 425

    Mausoléu de Gala Placídia - Ravena

    Mausoléu de Gala Placídia - Ravena
    O Mausoléu de Gala Placídia é um célebre monumento paleocristão de Ravena, na Itália. Tem a planta em forma de cruz latina e é coberto por uma cúpula. O exterior despojado contrasta com o luxo da decoração interna, cujas superfícies são revestidas de mosaicos que representam vários personagens e cenas da religião cristã, com uma rica simbologia associada.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mausol%C3%A9u_de_Gala_Plac%C3%ADdia
  • 476

    Queda do Império Romano do Ocidente

    Queda do Império Romano do Ocidente
    O chefe germânico Odoacro depõe Romulus Augustulus,o último imperador de Roma no Ocidente, e converte-se no primeiro rei bárbaro da Itália.
    “Italian Peninsula, 1–500 A.D.” In Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000–. http://www.metmuseum.org/toah/ht/?period=05&region=eust (October 2000)
  • 480

    São Bento de Núrsia

    São Bento de Núrsia
    Quando o futuro fundador da Ordem dos Beneditinos nasce no ano de 490, em Núrsia (Itália), os seus pais, cristãos abastados, chamam-no Bento (do latim benedictus, “o abençoado”).Cerca de 529 estabelece-se no Monte Cassino, onde funda uma comunidade estável. É lá que dedica os últimos anos da sua vida a elaborar a regra monástica que vai ganhar autoridade em toda a cristandade.
    http://www.snpcultura.org/pedras_angulares_vida_monastica_4.html
  • 527

    Início do reinado de Justiniano

    Início do reinado de Justiniano
  • Period: 527 to 565

    Reinado de Justiniano

    Idade de Ouro de Bizâncio
  • 529

    Fundação da Regra Monástica Beneditina

    Fundação da Regra Monástica Beneditina
    A regra de São Bento resulta da sua prática pessoal, do conhecimento de regras já existentes e de escritos dos Padres do Deserto, pioneiros da vida monástica no Médio Oriente.
    O texto prescreve um programa diário de sete momentos de oração comum (a Liturgia das Horas) e um ofício de salmos e leituras a meio da noite (as Matinas ou Vigílias).A regra beneditina detalha igualmente o modo de eleição do abade, que é o garante do desenvolvimento fraternal e espiritual da comunidade.
  • 536

    Fundação do exarcado de Ravena

    Fundação do exarcado de Ravena
    Território bizantino em Itália
  • 624

    Visigodos unificam a Península Ibérica

    Visigodos unificam a Península Ibérica
    A presença mais marcante dos Visigodos foi na Península Ibérica. No século V, chegaram aos Pirineus com o propósito de estabelecer a paz na Península Ibérica que estava ocupada por Vândalos, Suevos e Alanos. A ação dos Visigodos logo fez anexar o território do reino suevo. Localizados na Península Ibérica, os Visigodos, que professavam o arianismo, tornaram o catolicismo a religião oficial.
    https://www.infoescola.com/povos-germanicos/visigodos/
  • 768

    Carlos Magno

    Carlos Magno
    O Império de Carlos Magno, também conhecido como o Império Carolíngio, foi o momento de maior esplendor do Reino Franco (ocupava a região central da Europa).
    Carlos Magno assumiu o trono em 768 e por suas realizações, é considerado o mais importante rei dos francos. Destacou-se por conquistas militares e pela organização administrativa implantada nos territórios sob seu domínio.
    http://www.sohistoria.com.br/ef2/carolingio/p1.php
  • 813

    Descoberta do túmulo de Santiago de Compostela

    Descoberta do túmulo de Santiago de Compostela
    Na Bíblia é comumente referido sob o nome de Jacob ou Jacó, termo que passou ao latim como Iacobus e derivou em nomes como Iago, Tiago e Santiago (sanctus Iacobus). Tiago filho de Zebedeu ou Santiago Maior foi um dos primeiros discípulos a derramar o seu sangue e morrer por Jesus.
    https://vivecamino.com/pt/peregrinacao/quem-foi-santiago/
  • 1453

    Conquista de Constantinopla pelos Turcos

    Conquista de Constantinopla pelos Turcos
    O termo queda de Constantinopla refere-se a um acontecimento que se deu em 29 de maio de 1453, quando esta cidade bizantina foi tomada pelos turcos otomanos liderados pelo sultão Mehmed II.
    A queda de Constantinopla foi um evento profundamente marcante para o século XV, sendo tradicionalmente utilizado por historiadores para marcar o ponto de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
    https://www.infoescola.com/idade-media/queda-de-constantinopla/