Images

O ciclo do Ouro no Brasil Colônia

  • Decadência

    Decadência
    Na segunda metade do século XVIII, a mineração entra em decadência com a paralisação das descobertas. Por serem de aluvião o ouro e diamantes descobertos eram facilmente extraídos, o que levou a uma exploração constante, fazendo com que as jazidas se esgotassem rapidamente.Muitas minas eram simplesmente abandonadas,como mostra na figura.
  • Period: to

    ouro

  • A Descoberta

    A Descoberta
    No início do século XVIII a mineração realmente passou a dominar o cenário brasileiro...intensificando a vida urbana da colônia.
  • 1750 e 1770 (Auge)

    1750 e 1770 (Auge)
    As Minas da Região de MG,Goiás e MT,atingiram seu auge justamente no período em que a Inglaterra se industrializava e se consolidava como uma potência hegemônica, exercendo uma influência econômica cada vez maior sobre Portugal.
  • Contexto Europeu: Inglaterra/Portugal

    Contexto Europeu: Inglaterra/Portugal
    Em contrapartida ao desenvolvimento econômico da Inglaterra, Portugal enfrentava enormes dificuldades econômicas e financeiras com a perda de seus domínios no Oriente e na África, após 60 anos de domínio espanhol durante a União Ibérica (1580-1640).
  • Consequencias do ciclo do ouro

    Consequencias do ciclo do ouro
    O ciclo do ouro e do diamante foi responsável por profundas mudanças na vida colonial. Em cem anos a população cresceu de 300 mil para, aproximadamente, 3 milhões de pessoas, incluindo aí, um deslocamento de 800 mil portugueses para o Brasil. Paralelamente foi intensificado o comércio interno de escravos, chegando do Nordeste cerca de 600 mil negros...
    Presença do estilo barroco na cultura cujo grande expoente foi Aleijadinho(foto).
  • Period: to

    ouro