Zanele Muholi

  • Nasce Zanele Muholi

    Nasce Zanele Muholi
    Caçula de 5 filhos Zanele nasce em Umlazi, município da província de KwaZulu-Natal, na Africa do Sul. Filha de Bester Muholi (mãe) e Ashwell Tanji Banda Muholi (pai).
    Bester Muholi, sua mãe foi empregada doméstica durante o apharthaid.
  • Co-fundou o Fórum para o Empoderamento da Mulher (FEW)

    Co-fundou o Fórum para o Empoderamento da Mulher (FEW)
    "Estabelecido em 2002, o Fórum para o Empoderamento da Mulher (FEW) é uma organização feminista lésbica negra que se dedica à advocacia, educação e ação."
    A FEW faz parte da Rainbow Activist Alliance (RAA), uma rede com 15 outras organizações LGBTI na Africa do Sul
  • Concluí curso de fotografia

    Concluí curso de fotografia
    Zanele vai a Joanesburgo, maior cidade da Africa do Sul, e faz o curso de Fotografia Avançada da Oficina Foto Mercado em Newtown, suburbio da cidade, ao qual conclui em 2003.
  • Primeira exposição

    Primeira exposição
    Zanele não demora para estrear no mundo da fotografia e da arte no ano seguinte a sua formação ela faz sua primeira exposição individua nal Johannesburg Art Gallery. Entitulada de Visual Sexuality: Only Half the Picture (Sexualidade visual: apenas metade da foto) a exposição retrata a experiência de mulheres lésbicas negras.
    As fotos mostram beijos apaixonados, um boletim de ocorrência de estupros corretivos, sangue menstrual tudo que não é retratado nas fotografias comuns.
  • Ganhou o Prêmio de Arte e Cultura LGBTI

  • Recebe o grau Master of Fine Arts

    Recebe o grau  Master of Fine Arts
    Master of Fine Arts É um grau criativo em artes plásticas, incluindo artes visuais, escrita criativa, design gráfico, fotografia, cinema, dança, teatro, outros desempenhos em artes, a fotografa ganhou o prêmio no grau Documentário de mídia. Zanele escreveu uma tese mapeando a história da identidade visual e da política de mulheres lésbicas negras na África do Sul, mesmo estudando na Universidade Ryerson em Toronto, no Canadá.
  • Foi nomeada Professora Honorária na Universidade das Artes de Bremen

    Foi nomeada Professora Honorária na Universidade das Artes de Bremen
    Zanele foi nomeada professora honorária de uma das universidades mais prestigiadas do mundo a "Hochschule für Künste Bremen" universidade de artes de Bremen, na Alemanha.
  • Se apresentou na WorldPride Madrid Summit

    Se apresentou na WorldPride Madrid Summit
    A WorldPride Madrid Summit é uma conferência mundial dos direitos humanos com mais de 200 palestrantes de 46 países, nos cinco continentes, uma delas foi Muholi.