Trabalho historia/Brasil

Timeline created by Leandro Ruiz
In History
  • Guerras de Independência

    Guerras de Independência
    A independência do Brasil aconteceu em 1822 tendo como o marco o grito de independência feito por D. Pedro I. Com a independência declarada, o país se tornou em uma monarquia com a coroação.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Com o autoritarismo que marcou o processo de outorga da Constituição de 1824 que inaugurou uma fase na história política do Brasil, onde a centralização política se transformou em uma prática severamente questionada. A centralização dos poderes acabava gerando a insatisfação de muitos dos representantes políticos do período.
  • Crise e Abdicação

    Crise e Abdicação
    Após a proclamação de Independência por D. Pedro I, ocorreram vários conflitos militares e políticos que objetivaram assentar as bases do novo governo, sob o regime imperial. Com este novo governo cimentado pela Constituição de 1824 que legitimou D. Pedro como imperador, dando a ele os controles de outros poderes constituídos por meio do poder magma.
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    Em 1824, a Constituição brasileira ortografada por D. Pedro I. A primeira carta magma brasileira garantia a unidade territorial instituindo a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário.
  • Period: to

    Guerras das Cisplatina

    A guerra de cisplatina foi travada pelo confronto entre Brasil e as Províncias do Rio Prata. Brasil perdeu as cisplatina e tendo uma grande e intensa crise econômica.
  • Sociedade e Cultura no 1° Reinado

    Sociedade e Cultura no 1° Reinado
    Os privilégios das elites agrarias, principalmente a continuidade do regime escravocrata se mantem até hoje. Aos poucos, seu governo assume caráter centralista e despótico que desagrada aos interesses províncias.
  • Rusga

    Rusga
    A chamada Rusga era um movimento de revoltas que tinha ocorrido dentro do contexto do período regencial brasileiro. A revolta constituía-se em um reflexo da crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros que ocorreu em Cuiabá
  • Period: to

    Guerra dos Farroupilhas

    A guerra de farroupilha teve como um grande caráter de ser a guerra com mais de 10 anos e também foi a qual mais representou risco para o território brasileiro, a causa da guerra foi porque o Rio Grande do Sul quis se separar do Brasil.
  • Period: to

    Cabanagem

    A revolta cabanagem foi marcada por ser muito violenta por causa das disputas políticas e territoriais, que eram motivadas pelas elites do Grão-Pará .As elites das provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província. O descaso do governo regencial para os habitantes do Grão-Pará. Os cabanos, queriam melhores condições de vida e trabalho para eles.
  • Period: to

    Revolta dos Malês

    A Revolta dos Males foi um movimento feito por maioria escravos de origem mulçumana na cidade de Salvador organizada para libertar seus companheiros islâmicos e matar os brancos e os mulatos traidores.
  • Period: to

    Sabinada

    A Sabinada foi um movimento da grande insatisfação em questão de problemas econômicos que a Bahia sofria com o enfraquecimento das economias açucareiras
  • Period: to

    Balaiada

    A Balaiada foi uma revolta que surgiu por causas de melhoras para as condições de vida para a sociedade mais pobre das províncias de Maranhão. Os políticos não ligavam para os pobres, que mais sofriam
  • Golpe da Maioridade

    Golpe da Maioridade
    O golpe da maioridade foi liderado por Antônio Carlos de Andrada e Silva. Antônio tinha uma estratégia de reduzir a maioridade do imperador para que D. Pedro II, que transmitia a ideia de esperança de assumir a liderança do Brasil
  • Parlamentarismo no Segundo Reinado

    Parlamentarismo no Segundo Reinado
    O chamado parlamento as avessas foi o sistema político vigente dentro do Império brasileiro durante o Segundo Reinado. Esse sistema podia alternar a chefia no executivo dos partido Conservador e Liberador, baseando se nas escolhas do Poder Moderador e por eleições.
  • Period: to

    Revolta Praieira

    A revolta Praieira foi um movimento do caráter liberal e federalista, que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil.
  • Imigração no Segundo Reinado

    Imigração no Segundo Reinado
    No segundo reinado, teve se muitas imigrações para o Brasil, o mercado brasileiro cobrava mais caro a mão de obra porque não tinha tantos escravos, as elites também apoiavam as imigrações, um grande problema das imigrações foram ter poucas terras disponíveis para os imigrante porque muitas terras eram privadas e outras eram do governo.
  • Lei de terras

    Lei de terras
    A lei de terra era uma lei para organizar as propriedades privadas no Brasil.
  • Period: to

    Guerra do Paraguai

    A guerra do Paraguai foi o maior conflito armado na América do Sul, a guerra foi travada por Paraguai e a tríplice aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai, a guerra começou pelo aprisionamento da embarcação brasileira e depois a invasão no Mato Grosso.
  • Lei Áurea

    Lei Áurea
    A lei áurea foi sancionada pela Princesa Dona Isabel, fazendo que todos os escravos ficassem livres.
  • Revolução Abolicionista

    Revolução Abolicionista
    O movimento abolicionista começou a crescer em 1870 e que mobilizou uma grande parte dos grupos brasileiros em defesa da abolição da escravidão
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    No final do século XIX, os militares queriam um aumento depois que sentiram desprestigiados com a guerra do Paraguai, os cafeicultores estavam desaminados com as leis da abolição, os ex-proprietarios de escravos se revoltaram com D.Pedro II.