Teorias da Administração

Timeline created by luanatsl
  • Teoria Científica

    Teoria Científica
    A Teoria Científica tem como principal objetivo atingir a maior eficiência na área de produção por meio da maior eficiência de cada operário, assim há um aumento na produção e não vai haver aumento de custo. O principal autor é Frederick Winslow Taylor. Esse estudo foi realizado em 2 períodos: no primeiro analisaram a forma de trabalhar dos operários; no segundo, Taylor foca mais na forma de administração da produção praticada pelos dirigentes. O precursor principal dessa Teoria foi Henry Ford.
  • Teoria da Burocracia

    Teoria da Burocracia
    Principal autor: Max Weber. Essa teoria afirma os princípios da hierarquia e a autoridade de comando como forma de estrutura organizacional ideal para as empresas. Possui os seguintes aspectos: a necessidade um modelo de organização racional aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização e o tamanho e complexidade crescentes das empresas. Além disso, possui 3 tipos ideais de características da burocracia: Formalidade, Impessoalidade e Profissionalismo.
  • Teoria Clássica

    Teoria Clássica
    A Teoria Clássica tem por objetivo obter maior eficiência nas empresas por meio de uma estrutura organizacional adequada. O principal autor é Jules Henry Fayol e ele determinou as funções básicas das empresas dentro dessa teoria: administrativas, técnicas, comerciais, financeiras, segurança e contábeis. Segundo Fayol, a Administração tem 5 conceitos: planejar/prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. O autor defendia uma estrutura organizacional linear (Órgãos de Linhas e Staff).
  • Teoria das Relações Humanas

    Teoria das Relações Humanas
    O principal autor é Elton Mayo. Essa teoria surgiu como consequência das conclusões do Estudo de Hawthorne (estudo principal),desenvolvido por Mayo. O Estudo de Hawthorne se baseou em programas de entrevistas, sala de provas de montagem de relés e observações da montagem de terminais, concluindo que a produtividade se conecta com a integração e comportamento social. A Teoria tem como enfoque a organização informal, motivação, liderança,comunicações e dinâmicas de grupo e seu foco é nas pessoas.
  • Teoria Estrutural

    Teoria Estrutural
    Na Teoria Estruturalista, o autor principal Amitai Etzioni, diz que para obtermos uma melhor estrutura organizacional é preciso aproveitar todas as teorias anteriores. A teoria divide as organizações em tipos, são eles: por estrutura, por poder (Etzioni) e por benefícios (Blau e Scott). Assim, Amitai diz que "em uma organização não há setores isolados, mas uma estrutura inter-relacionada de coisas que se associam e se completam". Usam-se do Homem Organizacional.