Surgimento e Evolução da Energia

Timeline created by Davi Santos Peixoto
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial
    A invenção da máquina a vapor(1698), um símbolo energético da Revolução Industrial. O fogo então foi transformado em movimento. Isso permitiu a construção de grandes fábricas e sua aplicação nos transportes. Nesse período, os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) também evoluíram bastante.
  • Segunda Revolução Industrial

    Segunda Revolução Industrial
    Já no contexto da Segunda Revolução Industrial foram criados os motores elétricos (que funcionam a partir da eletricidade) e os motores de explosão (que funcionam, basicamente, a partir de derivados do petróleo, como a gasolina). Além do uso doméstico e nas fábricas, esses novos motores aceleraram o desenvolvimento dos transportes, o que resultou em aumento da velocidade e da capacidade de transporte. Porem, o uso do petróleo almentou alguns problemas ambientais, notadamente a poluição do ar.
  • Novas Fontes Eletricas

    Novas Fontes Eletricas
    No século XX, foi descoberta outra fonte de energia: a energia nuclear, ainda muito questionada pelos elevados riscos ao meio ambiente. Além disso, está em desenvolvimento, entre outras, a conversão de energia: solar transformada em energia elétrica e a utilização do hidrogênio como fonte de energia. No Brasil, a produção de eletricidade, a partir do gás natural, em usinas termelétricas de alta tecnologia contribuirá para o atendimento às grandes necessidades de energia do país.
  • Energia Limpa

    Energia Limpa
    Atualmente, as pesquisas sobre novas fontes de energia, mais limpas e que não poluem tanto, empregam milhões de dólares todos os anos. Destacam-se como fontes promissoras, a energia solar (sol), eólica (vento), biomassa, o hidrogênio e etc.