EAD NO BRASIL: MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS NACIONAIS PROF.IGORC

Timeline created by igorc
  • 2ª ETAPA DA EAD: RÁDIO-1937

    2ª ETAPA DA EAD: RÁDIO-1937
    Já em 1937, o Ministério da Educação - o MEC - cria o Serviço de Radiodifusão Educativa, utilizando um sistema de radiofonia para educação a distância formal. Era o rádio, um meio de transmissão rápida de informações, de baixo custo e considerado de “segunda classe”.
  • EAD NO BRASIL: RÁDIO-DÉCADA DE 1937

    EAD NO BRASIL: RÁDIO-DÉCADA DE 1937
    O Projeto Minerva, transmitido pela Rádio MEC, com apoio de material impresso, permitiu a milhares de pessoas realizarem seus estudos básicos.
  • 1ª ETAPA DA EAD: CORRESPONDÊNCIAS - 1939

    1ª ETAPA DA EAD: CORRESPONDÊNCIAS - 1939
    A Marinha utiliza ensino por correspondência desde 1939.
  • EAD NO BRASIL: CORRESPONDÊNCIA-1939

    EAD NO BRASIL: CORRESPONDÊNCIA-1939
    O Exército oferece cursos por correspondência, para preparação de oficiais para admissão à Escola de Comando do Estado Maior, e o Centro de Estudos de Pessoal (CEP) desenvolve cursos de atualização, utilizando material impresso e, alguns, multimídia.
  • EAD NO BRASIL: CORRESPONDÊNCIA - 1941

    EAD NO BRASIL: CORRESPONDÊNCIA - 1941
    O Instituto Universal Brasileiro, sediado em São Paulo com filiais no Rio de Janeiro e Brasília, como entidade de ensino livre, oferece cursos por correspondência. Foi fundado em outubro de 1941 e pode ser considerado como um dos primeiros em nosso país.
  • 3ª ETAPA DA EAD: TELEVISÃO - 1969

    3ª ETAPA DA EAD: TELEVISÃO - 1969
    Na década de 70, o MEC define a obrigatoriedade da transmissão gratuita de 5 horas semanais de programas educativos pelas emissoras comerciais de rádio e televisão. O sistema de Televisão Educativa (TVE) do Maranhão teve início em 1969 e até hoje oferece, em recepção organizada, com o apoio de orientadores de aprendizagem, estudos de 5* a 8° séries do ensino fundamental, utilizando programas de televisão e material impresso, que permitem aprofundar os conteúdos trabalhados e realizar.
  • EAD NO BRASIL: CORRESPONDÊNCIAS- DÉCADA DE 70

    EAD NO BRASIL: CORRESPONDÊNCIAS- DÉCADA DE 70
    O Informações Objetivas Publicações Jurídicas (IOB), com sede em São Paulo, desenvolve em todo o país, através do ensino por correspondência, desde a década de 70, um programa destinado a pessoas que estão na força de trabalho, com predominância em ocupações da área terciária e de serviços.
  • EAD NO BRASIL: RÁDIO- DÉCADA DE 60 A 70

    EAD NO BRASIL: RÁDIO- DÉCADA DE 60 A 70
    O Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares (Projeto Saci) foi concebido e operacionalizado, em caráter experimental, de 1967 a 1974,por iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Tinha como objetivo estabelecer um sistema nacional de teleducação com o uso do satélite. O objetivo maior do
    A programação seria voltada para as quatro primeiras séries do ensino primário e para a habilitação de leigos.
  • EAD NO BRASIL: TELEVISÃO- DÉCADA DE 70

    EAD NO BRASIL: TELEVISÃO- DÉCADA DE 70
    Na década de 70, o MEC define a obrigatoriedade da transmissão gratuita de 5 horas semanais de programas educativos pelas emissoras comerciais de rádio e televisão. É a estreia dos telecursos e uma nova geração de educação a distância. Em 1995 foram atendidos 41.573 alunos, em 1.104 telessalas, na capital e em mais 32 municípios do Maranhão.
  • EAD NO BRASIL: TELEVISÃO- DÉCADA DE 1974

    EAD NO BRASIL: TELEVISÃO- DÉCADA DE 1974
    Alunos de 5a a 8a série, principalmente no interior do estado. A TVE do Ceará presta serviços às Secretarias Estadual e Municipais de Educação, mediante convênio. Produz e veicula os programas de televisão e elabora o material impresso. Compete às Secretarias a cessão das salas de aula, os professores, os equipamentos e a respectiva manutenção, a reprodução e distribuição do material impresso, a supervisão. Enfim, todos
    os aspectos administrativos, logísticos e pedagógicos da utilização.
  • EAD NO BRASIL: TELEVISÃO- 1976

    EAD NO BRASIL: TELEVISÃO- 1976
    O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) iniciou suas atividades em EAD em 1976, com a criação de um Sistema Nacional de Teleducação. De 1976 a 1988 foram oferecidos cerca de 40 cursos, utilizando material instrucional. Em 1991 o Senac, após avaliação, promoveu uma reestruturação geral do seu programa de EAD.
  • EAD NO BRASIL: TELEVISÃO- DÉCADA DE 90

    EAD NO BRASIL: TELEVISÃO- DÉCADA DE 90
    O gerenciamento do sistema, que era centralizado em seis estados, passou a ser realizado através de Unidades Operacionais de EAD, em cada Administração Regional. No Departamento Nacional, foi criado, cm 1995, o Centro Nacional de Ensino a Distância. Em 1995, o Senac atendeu cerca de 2 milhões de alunos através da EAD.
  • EAD NO BRASIL: TELEVISÃO-INFORMATICA-CD-ROM

    EAD NO BRASIL: TELEVISÃO-INFORMATICA-CD-ROM
    O Programa de Ensino a Distância da UnB transformou-se na Coordenadoria de Educação a Distância, em 1985, ligada ao Decanato de Extensão, e, mais tarde, em 1989, no Centro de Educação Aberta Continuada a Distância (Cead). No período do Cead, foram produzidos dez cursos, entre eles, a primeira
    experiência em software, em 1992. Hoje, o Cead conta com um grupo de especialistas nessa área, que já utilizam recursos de multimídia e estão produzindo cursos apresentados em CD-ROM.
  • 4ª ETAPA DA EAD: INTERNET

    4ª ETAPA DA EAD: INTERNET
    A partir dos anos 2000, o MEC, em uma tentativa de sistematizar e fortalecer a EaD, inicia o credenciamento de Universidades, para que sejam ofertados cursos a distância.
    A internet surge como uma tecnologia que transcende a comunicação unidirecional da correspondência, do rádio e da TV. O alunoleitor-telespectador-ouvinte também passa a participar de forma mais ativa na construção do conhecimento.
  • EAD NO BRASIL: INTERNET - 2000

    EAD NO BRASIL: INTERNET - 2000
    No Brasil, a EaD tem sido desenvolvida de várias formas em
    diversas instituições. Podemos destacar o Centro de Educação
    Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), a Rede das Universidades Públicas Brasileiras (UNIRED) e suas
    consorciadas, a Secretaria de Educação a Distância do MEC, e a
    Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), através dos
    associados, tanto individualmente quanto institucionais.
  • Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)

    Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)
    Novas abordagens surgem pela utilização crescente de multimídia e ferramentas de interação a distância no processo de produção de cursos. Devido ao avanço das mídias digitais e da expansão da Internet, torna-se possível o acesso a um grande número de informações, a interação e a colaboração entre pessoas distantes geograficamente ou inseridas em contextos diferenciados. Esta constatação indica a necessidade de desenvolver ações permanentes de inserção de novas tecnologias no processo educativo
  • EAD NO BRASIL: INTERNET - 2000

    EAD NO BRASIL: INTERNET - 2000
    O Brasil, nesta modalidade de ensino, está em uma fase de transição, isto é, começando a adotar o EAD na educação. Muitas organizações ainda estão se limitando a transpor para o virtual adaptações do ensino presencial, o que denominamos de aula reutilizada computacionalmente. Há ainda um predomínio de interação virtual fria, tais como textos, formulários, imagens estáticas e listas para discussão.
  • MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Art.80 da LDB (Lei 9.394/96), de 1996

    MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Art.80 da LDB (Lei 9.394/96), de 1996
    O movimento para a legitimação da EaD se concretizou com o estabelecimento de um marco legal específico.
  • MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - 1971

    MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - 1971
    No Brasil, a EaD surgiu como uma modalidade de ensino-aprendizagem legalmente reconhecida somente em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), aprovada apenas para os cursos supletivos.
  • MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Resolução CES/CNE n. 1/2001, de 3 de abril de 2001 (pós-graduação)

    MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Resolução CES/CNE n. 1/2001, de 3 de abril de 2001 (pós-graduação)
    Resolução CES/CNE n. 1/2001, de 3 de abril de 2001 (pós-graduação) - Estabelece normas para o funcionamento de
    cursos de pós-graduação.
  • MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005 (que revoga o Decreto n. 2.494/98)

    MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005 (que revoga o Decreto n. 2.494/98)
    A legislação brasileira sobre EaD, com foco na oferta de cursos superiores a distância, concretiza-se com a sanção do Decreto.
  • MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Edital 1/2005 ‒ SEED-MEC

    MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Edital 1/2005 ‒ SEED-MEC
    Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos Superiores de Instituições Federais de Ensino Superior na Modalidade de Educação a Distância para o “Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB”.
  • MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Portaria MEC nº 873/06

    MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Portaria MEC nº 873/06
    considerando a política ministerial de indução da oferta pública de cursos superiores a distância nas Instituições Federais de Ensino Superior, no âmbito dos programas “Universidade Aberta do Brasil” e “Pró-Licenciatura”
  • MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Decreto 5.800, de 08 de junho de 2006

    MARCOS LEGAIS EAD NO BRASIL - Decreto 5.800, de 08 de junho de 2006
    Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.