• Period: to

    O Romantismo e a Ascensão do Romance

    No início do século XIX, o indivíduo tomou o centro das atenções. Em parte como reação à fria racionalidade do Iluminismo, surgiu um movimento artístico voltado para sentimentos subjetivos e qualidades como intuição, imaginação e emoção. LITERATURA ROMÂNTICA: Raízes no movimento alemão conhecido como Sturm und Drang (tempestade e ímpeto). ROMANCES GÓTICOS: Reconheciam que a natureza (e a natureza humana) também tinha seu lado obscuro. HISTÓRIA E IDENTIDADE: alfabetização.
  • O Vermelho e o Negro - Stendhal

    O Vermelho e o Negro - Stendhal
    Principal obra de Stendhal e uma das mais importantes da literatura francesa, O vermelho e o negro é a um só tempo romance histórico e psicológico, uma inédita mescla de crônica social e incursão na natureza humana. O vermelho e o negro conta a história de Julien Sorel, um jovem pobre e talentoso que, nos convulsivos anos de 1830, deixa para trás sua origem provinciana para circular entre as altas esferas da sociedade parisiense.
  • O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

    O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
    O Morro dos Ventos Uivantes, é um dos grandes clássicos da literatura mundial. A história de amor intenso e turbulento entre Cathy e Heathcliff continua a arrebatar os leitores década após década. A narrativa se desenvolve na região inóspita onde se encontra a mansão que dá nome à obra, e possui traços góticos que aproximarão o leitor moderno. Cathy e Heathcliff desenvolvem, logo que se conhecem, uma afinidade que ultrapassa as convenções sociais, as diferenças de gênero e até a morte.
  • Memórias De Um Caçador - Ivan Turguêniev

    Memórias De Um Caçador - Ivan Turguêniev
    Nascido e criado no meio aristocrático rural, Turguêniev (1818-1883) passou a maior parte de sua vida no exterior, onde travou contato com alguns dos grandes nomes da literatura e da cultura europeia. Mas esse distanciamento não o impediu de criar um dos mais tocantes e profundos retratos da antiga Rússia. Nestas páginas, povoadas por camponeses iletrados e proprietários de dureza implacável, a exuberância da natureza é sempre contraposta à injustiça da servidão, denunciada de maneira sutil.
  • As aventuras de Huckleberry Finn - Mark Twain

    As aventuras de Huckleberry Finn - Mark Twain
    A obra-prima de Mark Twain e uma das joias da ficção mundial de todos os tempos. Huckleberry Finn – o parceiro de Tom Sawyer – escapa de casa para embarcar em uma série de aventuras junto com o escravo fugitivo Jim. A bordo de uma jangada, os dois sobem o Mississippi e vivem situações extraordinárias com personagens inesquecíveis – como o “Rei” e o “Duque”, uma das maiores duplas de vigaristas da história da literatura.
  • Period: to

    O Rompimento com as Tradições

    O início do século XX foi tomado por um sentimento de otimismo que envolveu quase o mundo inteiro e caracterizou uma reviravolta cultural - um progresso grandioso em comparação ao pessimismo do final do século XIX. O MODERNISMO: No mundo da literatura, o novo século foi caracterizado pelo abandono de um realismo já estabelecido diante do surgimento de formatos e gêneros visivelmente modernos (novos meios de expressão, fluxo de consciência). UM MUNDO EM GUERRA - OS DETETIVES.
  • Fernando Pessoa - Vida e Obras de Alberto Caeiro

    Fernando Pessoa - Vida e Obras de Alberto Caeiro
    No dizer de Pessoa: [Alberto Caeiro] “nasceu em Lisboa mas viveu quase toda a sua vida no campo”; “morreram-lhe cedo o pai e a mãe” e, por isso “vivia com uma tia velha, tia-avó”; “não teve mais educação que quase nenhuma, só a instrução primária”. E acrescenta, invejando-lhe seguramente a sorte de não ter sido obrigado, como ele, à escravatura de um ganhã-pão: “Deixou-se ficar em casa, vivendo de uns pequenos rendimentos”.
  • Period: to

    Primeira Guerra Mundial

    A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais (Alemanha e a Áustria-Hungria).
  • Vitória - Joseph Conrad

    Vitória - Joseph Conrad
    Seu protagonista, Axel Heyst, instala-se em uma ilha no sul asiático, em total isolamento, após um fracasso comercial que não abala sua aceitação resignada do destino. Mas a aparição de uma jovem musicista desperta nele um instinto de proteção que o levara a uma crise de identidade, e mais tarde, ao enfrentamento de grandes perigos.
    Vitória foi finalizado em maio de 1914, mas publicado apenas no ano seguinte, já em meio à Primeira Guerra Mundial.
  • A Montanha Mágica - Thomas Mann

    A Montanha Mágica - Thomas Mann
    Neste clássico da literatura alemã, Mann renova a tradição do Bildungsroman — o romance de formação — a partir da trajetória do jovem engenheiro Hans Castorp. Durante uma inesperada estadia de sete anos em um sanatório para tuberculosos nos Alpes suíços, Hans relaciona-se com uma miríade de personagens enfermos que encarnam os conflitos espirituais e ideológicos que antecedem a Primeira Guerra Mundial.
  • Orlando - Virgínia Woolf

    Orlando - Virgínia Woolf
    O mais popular livro de Virgínia Woolf, Orlando é uma biografia fantástica de um nobre inglês nascido no século XVI que se transforma em mulher e atravessa o tempo até chegar aos anos 20 do século XX. Orlando está constantemente em busca do amor e da arte. Através das aventuras e desventuras do personagem, Virgínia Woolf apresenta um panorama das transformações sofridas pela Inglaterra e traça divertidas comparações entre homens e mulheres.
  • Adeus às Armas - Ernest Hemingway

    Adeus às Armas - Ernest Hemingway
    Aclamado pela crítica como o melhor livro de ficção produzido sobre a Primeira Guerra Mundial. A obra é o segundo romance do escritor norte-americano Ernest Hemingway. O livro tem como tema central a paixão de Frederic Henry – que se alista no exército italiano como motorista de ambulância – pela enfermeira Catherine Barkley. Neste romance autobiográfico, os protagonistas acreditam que podem se isolar em seu amor, simplesmente afastando-se da guerra.
  • Period: to

    Guerra Civil Espanhola

    A Guerra Civil Espanhola, foi um conflito armado ocorrido na Espanha entre 1936 e 1939. A guerra foi travado entre os Republicanos, leais à Segunda República Espanhola, urbana e progressista, numa aliança de conveniência com os Anarquistas e os Comunistas, e os Nacionalistas, uma aliança de Falangistas, Monarquistas, Carlistas e Católicos liderada pelo General Francisco Franco.
  • Period: to

    Segunda Guerra Mundial

    A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados.
  • Period: to

    A Literatura do Pós-Guerra

    Em 1945, grande parte do mundo se recuperava de três décadas de agitação: duas guerras mundiais cataclísmicas separadas por uma Grande Depressão global. RESULTADO DA SEGUNDA GUERRA: A literatura no período pós-guerra foi inevitavelmente influenciada pelas experiências de guerra. NOVAS VOZES: A atmosfera inquieta da era após a guerra também inspirou novas técnicas de escrita pós-moderna que refletiam essa incerteza: narrativas paradoxais, fragmentadas, etc. CULTURA JOVEM (Geração Beat, Boom L-A).
  • O Diário de Anne Frank - Anne Frank, Otto H. Frank, Mirjam Pressler

    O Diário de Anne Frank - Anne Frank, Otto H. Frank, Mirjam Pressler
    O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
    Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos.
  • Ciranda de Pedra - Lygia Fagundes Telles

    Ciranda de Pedra - Lygia Fagundes Telles
    Este originalíssimo romance de formação é um dos marcos da carreira de Lygia Fagundes Telles. Lançado em 1954, narra a história de uma família de classe média abalada em seus alicerces pela loucura, pela paixão e pela morte.
    Quando um casal de classe média se separa, a caçula, Virgínia, é a única das três filhas que vai morar com a mãe. É do ponto de vista dessa menina deslocada e solitária que se narram os dramas ocultos sob a superfície polida da família.
  • O Mundo se Despedaça

    O Mundo se Despedaça
    Um dos livros mais importantes da literatura africana do século XX. Conta a história do guerreiro Okonkwo, da etnia ibo, estabelecida no sudeste da Nigéria. Okonkwo, um dos principais opositores dos missionários brancos, precisa encarar a desintegração da vida tribal e de tudo o que conhecia até então. Publicado originalmente em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria.
  • A Praça do Diamante - Mercè Rodoreda

    A Praça do Diamante - Mercè Rodoreda
    Na Barcelona da década de 1930, Colometa, balconista de uma loja de doces, leva uma existência banal ao lado do pai. Durante um baile na praça do Diamante, Colometa conhece Quimet, um jovem impetuoso que se tornará seu marido. Com ele tem dois filhos e passa a criar pombos. A Guerra Civil toma de assalto a cidade, a aos poucos o universo de Colometa se desintegra. O marido parte para luta, a comida acaba e os pombos representam um jugo insuportável.
  • Period: to

    Ditadura Militar no Brasil

    Ditadura militar brasileira foi o regime instaurado sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República. Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos.
  • Stoner - John Williams

    Stoner - John Williams
    William Stoner, filho de humildes camponeses, destinado a trabalhar a terra como seus antepassados, quase por acaso acaba tomando um caminho diferente e, motivado por sua paixão pela literatura, torna-se professor universitário. Ele casa, tem uma filha, passa pelos altos e baixos da vida, adoece, morre.
    Os cinquenta anos da vida de William Stoner são narrados com grande precisão e sensibilidade através de um estilo simples e elegante.
  • O Casamento - Nelson Rodrigues

    O Casamento - Nelson Rodrigues
    A apenas um dia do casamento de Glorinha e Teófilo, o médico da noiva avisa ao pai dela que seu futuro genro foi flagrado em um incidente homossexual. Esse é o ponto de partida para Nelson Rodrigues desfilar sua genialidade irônica e o humor negro tão característicos de sua narrativa. Escrito por encomenda para Carlos Lacerda, O Casamento, único romance de Nelson, alcançou sucesso extraordinário em poucas semanas.
  • Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

    Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez
    Neste, que é um dos maiores clássicos de Gabriel García Márquez, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo.
  • Period: to

    Literatura Contemporânea

    Rumo ao fim do século XX, o mundo se tornava cada vez menor. O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos trouxe uma globalização de comércio e culturas em uma escala jamais vista antes. Ao mesmo tempo que nações desenvolviam suas próprias culturas pós-coloniais, a Europa e a América do Norte foram influenciadas pelo multiculturalismo, o que levou à percepção de que a cultura ocidental não poderia mais ser considerada um modelo para o resto do mundo. NOVAS VOZES NACIONAIS, MULTICULTURALISMO.
  • Period: to

    Ditadura Uruguaia

    A ditadura cívico-militar do Uruguai, também conhecida como ditadura uruguaia, foi uma ditadura militar autoritária que governou o Uruguai por doze anos. A ditadura tem sido objeto de muita controvérsia devido às suas violações dos direitos humanos, uso da tortura e os desaparecimentos inexplicáveis de muitos uruguaios. O termo "cívico-militar" refere-se ao uso inicial do regime militar de um presidente civil relativamente impotente como chefe de Estado.
  • Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca

    Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca
    Considerado um dos principais livros do autor, "Feliz Ano Novo" teve sua publicação e circulação proibidas em todo o território nacional um ano mais tarde sendo recolhido pelo Departamento de Polícia Federal sob a alegação de conter ´matéria contrária à moral e aos bons costumes´. O regime autoritário que tentava à força encobrir os problemas que compunham a face negra do país não suportou a linguagem precisa e contundente dessa coleção de contos.
  • A Câmara Sangrenta e Outras Histórias - Angela Carter

    A Câmara Sangrenta e Outras Histórias - Angela Carter
    Originalmente lançados em 1979, os contos aqui reunidos são prova da sofisticação e criatividade de Ângela Carter. Ao se apropriar de histórias folclóricas como Chapeuzinho Vermelho e a Bela e a Fera, além de personagens míticos como vampiros, lobisomens e entidades sobrenaturais, a autora reconstrói um universo realista que bebe no fantástico.
  • Primavera num Espelho Partido - Mario Benedetti

    Primavera num Espelho Partido - Mario Benedetti
    Primavera num espelho partido é um livro arrebatador, que conta a trajetória de uma família separada pela prisão e pelo desterro, as que sobrevive graças à esperança.
    O romance intercala múltiplas vozes narrativas, incluindo a do próprio Benedetti, que vivenciou a violência da ditadura e passou parte de sua vida exilado. Ao entrelaçá-la, o autor compõe um mosaico de impressões e sentimentos, num livro marcante sobre a resistência do amor em tempos sombrios.
  • Desonra - J. M. Coetzee

    Desonra - J. M. Coetzee
    Aos 52 anos, divorciado duas vezes, o professor David Lurie é um homem solitário, conformado, erudito e irônico. Não se incomoda com o desinteresse dos alunos por suas aulas de poesia. Cogita escrever uma ópera sobre Lord Byron, mas sempre adia o projeto. Acredita ter "resolvido muito bem o problema de sexo": nas tardes de quinta-feira, visita uma prostituta com idade para ser sua filha, paga o devido e tem direito ao oásis de uma hora e meia num cotidiano de aridez existencial.
  • Noite do Oráculo - Paul Auster

    Noite do Oráculo - Paul Auster
    Palavras podem matar. Nenhuma outra descoberta poderia ser tão terrível para um escritor em crise. Estimulado por um misterioso caderno azul comprado na papelaria de um chinês em Nova York, Sidney Orr retoma a carreira, interrompida a cerca de um ano antes. Sua carreira flui com tanto ímpeto nas convidativas páginas em branco que Orr parece ser carregado por ela.
  • A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

    A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
    Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos.
  • O Seminarista - Rubem Fonseca

    O Seminarista - Rubem Fonseca
    Ex-seminarista que vive lembrando frases latinas, o matador de aluguel José gosta de ler poesia e de assistir filmes, e recebe os serviços de um personagem misterioso chamado Despachante. Disposto a iniciar uma vida nova, ele começa a receber dicas de que seria alvo de um antigo cliente. Conciso e intenso, neste romance encontramos Rubem Fonseca no domínio completo de seu estilo, com um final impactante e surpreendente.
  • O Mapa e o Território - Michel Houellebecq

    O Mapa e o Território - Michel Houellebecq
    Prêmio Goncourt 2010 - Jed Martin, protagonista deste romance, é um artista francês que se torna famoso por reproduções de mapas rodoviários e por quadros retratando pessoas no exercício de suas profissões - entre elas, um famoso e polêmico escritor. Por mais que tenha sucesso em sua carreira, Jed não consegue se relacionar com as pessoas que realmente importam para ele: seu pai e a bela russa Olga.
  • A Improvável Jornada de Harold Fry - Rachel Joyce

    A Improvável Jornada de Harold Fry - Rachel Joyce
    Vencedor do britânico National Book Award na categoria de melhor livro de estreia e finalista do prestigiado Man Booker Prize, A improvável jornada de Harold Fry, de Rachel Joyce, tem como temas centrais os sentimentos de amor, amizade e arrependimento. A autora conta a história do aposentado Harold Fry que numa manhã de sol sai de casa para colocar uma carta no correio, sem imaginar que estava começando uma jornada não planejada até o outro lado da Inglaterra.
  • Todos Nós Adorávamos Caubóis - Carol Bensimon

    Todos Nós Adorávamos Caubóis - Carol Bensimon
    Cora e Julia não se falam há alguns anos. A intensa relação do tempo da faculdade acabou de uma maneira estranha, com a partida repentina de Julia para Montreal. Cora, pouco depois, matricula-se em um curso de moda em Paris. Em uma noite de inverno do hemisfério norte, as duas retomam contato e decidem se reencontrar em sua terra natal, o extremo sul do Brasil, para enfim realizarem uma viagem de carro há muito planejada.
  • Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie

    Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
    Uma história épica de amor e de imigração, um romance arrebatador da premiada autora de Meio sol amarelo. Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos.
  • A Balada de Adam Henry - Ian McEwan

    A Balada de Adam Henry - Ian McEwan
    Poucos autores de língua inglesa são mais importantes na atualidade do que Ian McEwan. Seus livros são conhecidos pela precisão da prosa, pela atmosfera de suspense e estranhamento e também pelas viradas surpreendentes da trama, que puxam o tapete do leitor ao final do livro. Nos últimos anos, o traço decisivo de sua literatura tem sido a defesa da racionalidade científica contra os fundamentalismos religiosos. É esse o embate que está no cerne de A balada de Adam Henry.
  • O Caminho Estreito para os Confins do Norte - Richard Flanagn

    O Caminho Estreito para os Confins do Norte - Richard Flanagn
    Aclamado com o Man Booker Prize 2014 e considerado um dos melhores livros de 2014 por jornais como Guardian, Financial Times e The Washington Post. O romance narra a história de Dorrigo Evans, um jovem que vai para Melbourne estudar medicina e se alista no exército. Capturado pelo exército japonês, é obrigado a trabalhar na construção da Estrada de ferro de Thai-Bhurma, também conhecida como a Ferrovia da Morte.
  • Uns e Outros: Contos Espelhados - Helena Terra, Luiz Ruffato

    Uns e Outros: Contos Espelhados - Helena Terra, Luiz Ruffato
    A ideia do livro foi que dez autores lusófonos escolhessem um conto cada, de um autor considerado clássico, para servir de inspiração para uma releitura original. Desta forma, o debate vai girar em torno das influências literárias, do processo de recriação de obras clássicas e dos efeitos do espelhamento resultante dessa experiência.
  • Minha Vida de Rata - Joyce Carol Oates

    Minha Vida de Rata - Joyce Carol Oates
    Minha vida de rata acompanha Violet Rue Kerrigan, uma jovem que rememora seu passado após ter sido expulsa da família aos 12 anos. Chocante e mordaz, o livro mostra como ser banida não apenas de sua família, mas também de sua comunidade - parentes, vizinhos e igreja -, força Violet a descobrir a própria identidade e a romper a poderosa ilusão do significado de família, emergindo de seu longo exílio como "rata" para uma vida transformada.