História da Computação

Timeline created by Smoker_LP
  • Period:
    Apr 1, 825
    to

    Linha do Tempo da História da Computação

    História da Computação
    Criamos uma linha de tempo para melhor te guiar. Aqui podemos ver o ano de cada momento da História da Computação.
  • Apr 26, 825

    Os Algorítmos

    Os Algorítmos
    Os Algorítmos
    No século VII, o matemático indiano Brahmagupta explicou pela primeira vez o sistema de numeração hindu-arábico e o uso do 0. Aproximadamente em 825, o matemático persa Al-Khwarizmi escreveu o livro Calculando com numerais hindus, responsável pela difusão do sistema de numeração hindu-arábico no Oriente Médio. posteriormente na Europa.
  • Régua de Cálculo

    Régua de Cálculo
    Régua de Cálculo
    Sua Criação foi feito pelo Padre inglês William Oughtred, em 1638, baseando-se na tábuade logarítmos que fôra criado por John Napier pouco antes, em 1614.
  • Pascaline

    Pascaline
    Pascaline
    Apesar da régua de cálculo de William Oughtred ser útil, os valores presentes nela ainda eram pre-definidos, o que não funcionaria para calcular números que não estivessem presentes na tábua. Pouco tempo depois, em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado da primeira calculadora mecânica da história, a máquina de Pascal.
  • A Lógica Binária

    A Lógica Binária
    A Lógica Binária
    Em 1703 Gottfried Leibniz desenvolveu a lógica em um sentido formal e matemático, utilizando o sistema binário. Em seu sistema, uns e zeros também representam conceitos como verdadeiro e falso, ligado e desligado, válido e inválido. Levou mais de um século para que George Boole publicasse a álgebra booleana (em 1854).
  • Programação Funcional

    Programação Funcional
    Programação Funcional
    Ocostureiro Joseph Marie Jacquard Desenvolveu um sistema muito interessante nesta área. A indústria de Jacquard atuava no ramo de desenhos em tecidos, tarefa que ocupava muito tempo de trabalho manual. Vendo este problema, Joseph construiu a primeira máquina realmente programável, com o objetivo de recortar os tecidos de forma automática, e foi chamado de Tear Programável.
  • A Máquina de Diferênças

    A Máquina de Diferênças

    A Máquina de Diferênças
    No ano de 1822, foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo o que existia até o exato momento, no ramo do cálculo eletrônico. O seu autor, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas ( trigonometria, logarítmos ), de forma muito simples. Este projeto possuía o nome de Máquinas de Diferênças.
  • Engenho Analítico

    Engenho Analítico
    Engenho Analítico
    No ano de 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamado de Engenho Analítico ( Máquina Analítica ). Ela aproveitava todos os conceitos do Tear Programável, como uso dos cartões. Além disso, instruções e comandos também poderiam ser informados pelos cartões, fazendo uso de redistradores primitivos. A contribuição Babbage foi tão grande, que muitas de suas idéias são usadas até hoje.
  • Teoria de Boolie

    Teoria de Boolie

    Teoria de Boolie

    Se Babbage é o avô do conputador do ponto de vista de arquitetura de hardware, o matemático George Boole pode ser considerado o pai da lógica moderna. Boole desenvolveu, em 1847, um sistema lógico que reduzia a representação de valores atrvés de dois algarismos: 0 ou 1 ( Sistema Binário ).
  • Máquina de Hollerith

    Máquina de Hollerith
    Máquina de Hollerith O conceito de cartões desenvolvidos na máquina de Tear Programável também foi muito útil para a realização do censo de 1890, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados computados.
  • Computadores Pré-modernos

    Computadores Pré-modernos
    Computadores Pré-modernos
    Na primeira metade do século XX, vários computadores mecânicos foram desenvolvidos, sendo que com o passar do tempo, componentes eletrônico foram sendo adicionados aos projetos. Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária propriamente dite, usando os bits 0 e 1,
  • Primeira Geração ( 1940 - 1955 ) - Era das Vávulas

    Primeira Geração ( 1940 - 1955 ) - Era das Vávulas
    Era das Válvulas
    A primeira geração de computadores modernos tinha como principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que frequentemente causava problema de funcionamente.
  • Mark I

    Mark I
    Mark I Numa parceria da IBM com a marinha Norte-Amaricana, o Mark I era totalmente eletromecânico: ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meios de altura e massa de cerca de 5 toneladas.
  • ENIAC

    ENIAC
    ENIAC
    No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação, como o lançamento do computador ENIAC ( Electrical Numerical Integrator and Calculator ), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Ecket e John Mauchly. Esta máquina era em torno de 1000 vezes mais rápida que qualquer outra q existia na época.
  • EDVAC

    EDVAC
    EDVAC
    EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer), apesar de ser mais moderno, não diminuiu de tamanho e ocupava 100% do espaço que o ENIAC ocupava. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memória interna que o ENIAC - um grande salto para a época. As instruções já não eram passadas ao computador por meios de fios ou válvulas: elas ficavam em um dispositivo eletrônico denominado linha de retardo.
  • UNIVAC

    UNIVAC
    UNIVAC
    Baseado na revolucionária teoria de Von Neumann (pensada por ele a partir do funcionamento do EDVAC), o UNIVAC I (Universal Automatic Computer) era bem menor que seus predecessores. Tinha "apenas" vinte metros quadrados e um massa de cerca de cinco toneladas. O computador recebia as instruções de cartões magnéticos e não mais de cartões perfurados.
  • IBM 650

    IBM 650
    IBM 650
    O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg. O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos) - o que foi considerado um exagero.
  • Segunda Geração (1955 - 1965) - Era dos trasitions

    Segunda Geração (1955 - 1965) - Era dos trasitions
    Segunda Geração (1955 - 1965) - Era dos trasitions Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, assim evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar.
  • IBM 7030

    IBM 7030
    IBM 7030
    O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Ele era utilzado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época.
  • Terceira Geração(1965 - 1970) - Circuitos integrados

    Terceira Geração(1965 - 1970) - Circuitos integrados
    Terceira Geração(1965 - 1970) - Circuitos integrados
    Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente.
  • IBM 360/91

    IBM 360/91
    IBM 360/91
    Um dos principais exemplos da Terceira geração é o IBM 360/91, lançado em 1967, sendo um grande sucesso em vendas na época. Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos para a época, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel.
  • Fundação da AMD

    Fundação da AMD
    Fundação da AMD
    Construindo seu escritório central no estado da Califórnia, EUA. Em 1970, a empresa lançou seu primeiro produto, o AM2501, um chip que fazia cálculos lógicos. Foi o começo de uma estrada de sucesso, que pode ser observada hoje, já que a empresa faz frente aos processadores mais poderosos da Intel, inclusive causando muita polêmica sobre qual das duas empresas fabrica os melhores equipamentos.
  • Quarta Geração(1971 - 1985) - Era dos microprocessadores

    Quarta Geração(1971 - 1985) - Era dos microprocessadores
    Quarta Geração(1980 - Atualmente) - Era dos microprocessadores
    Tem como marco inicial o surgimento do microprocessador, a redução no tamanho dos computadores foi muito grande. Surgem muitas liguagens de alto-nível e nasce a teleinformática, transmissão de dados entre computadores através de rede.
  • Microsoft

    Microsoft
    Microsoft
    Paralelamente a Apple, Bill Gates fundou a Microsoft, que também desenvolvia computadores principiais. No começo de sua existência, no final dos anos 70 e até meados dos anos 80, Gates usou as ideias contidas nas outras máquinas para construir a suas próprias. Utilizando processadores 8086 da Intel, o primeiro sistema operacional da Microsof, MS-DOS, estava muito aquém dos desenvolvidos por Steve Jobs.
  • Altair 8800

    Altair 8800
    Altair 8800
    Revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores. O projeto usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou todo esse desempenho.Com todo o boom do Altair, um programador chamado Bill Gates se interessou pela máquina, criando a sua linguage Altair Basic.
  • Apple

    Apple
    Apple
    Vendo o sucesso do Altair, Steve Jobs (fundador da Apple) sentiu que ainda faltava algo no projeto: apesar de suas funcionalidades, este computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns. Steve sempre foi conhecido por ter um lado artístico apurado, portanto, em sua opinião, um computador deveria representar de maneira gráfica o seu funcionamento, ao contrário de luzes que acendiam e apagavam.
  • Intel x86

    Intel x86
    Intel x86O primeiro modelo de 16 bits, o chip 8086, foi lançado em 1978, iniciando a era da popularização dos chips, um dos maiores sucessos da história da computação.O "X86" se refere a um conjunto de instruções de linguagens para a máquina presente em certos processadores da Intel e de algumas outras companhias. Ele define essencialmente as regras de uso e vocabulário para o chip.
  • O Primeiro Computador Portátil

    O Primeiro Computador Portátil
    O Primeiro Computador Portátil
    Compass GRiD 1101 é considerado o primeiro notebook do mundo. Ele foi desenvolvido pelo designer inglês Bill Moggridge em 1979 e vendido 3 anos depois. Para uma concepção de informática de 27 anos, você tem que reconhecer que o desenho dele foi incrivelmente avançado para o seu tempo!
  • Lisa e Macintosh

    Lisa e Macintosh
    Lisa e Macintosh
    Seguindo na mesma linha, com os computadores Lisa (1983) e Macintosh(1984), foram os primeiros a usarem o Mouse e possuírem a interface gráfica como nós conhecemos hoje em dia, com pastas, menus e área de trabalho. Não é um preciso dizer que esses PC tiveram um sucesso estrondoso, vendendo um número enorme de máquinas.
  • Processadores Intel

    Processadores Intel
    Processadores Intel
    Naquela época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows. Entre os modelos da Intel, podemos citar: 8086, 286, 386, 486, Pentium, Pentium 2, Pentium 3, Pentium 4, Core 2 Duo, i7. A AMD entrou no ramo de processadores em 1993, com o K5, lançando posteriormente k6, k7, Atlhon, Duron, Sempron, entre outros.
  • Qinta Geração (1985 -Atualmente) - Era dos Supercomputadores

    Qinta Geração (1985 -Atualmente) - Era dos Supercomputadores
    Quinta Geração
    Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de "Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração".
    Os "chips" vêm diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores, como é o caso da microminiaturização do microprocessador F-100, que mede somente 0,6 cm quadrados e é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha!
  • Ipod Nano

    Ipod Nano
    Apple lança o iPod Nano, o menor iPod com tela LCD e o iPod Video, com capacidade de armazenamento de até 200GB
  • Lançamento AMD - Phenom

    Lançamento AMD - Phenom
    Lançamento AMD - Phenom
    A décima geração de processadores da AMD possui uma gama enorme de modelos e características diferentes. Os modelos Phenom, por exemplo, estão disponíveis em versões com 3 ou 4 núcleos. Seu sucessor, o Phenom II, foi lançado em 2008, já com suporte a memória DDR3 e conector AM3. O Phenom II é um dos mais rápidos processadores da AMD, com cache L3 de 6 MB, em contrapartida aos 2 MB do seu antecessor.