Geração de computadores

Timeline created by João Paulo Rodrigues 12/5
  • Windows NT 3.1

    Windows NT 3.1
    Ele era capaz de operara em várias arquiteturas, não travava devido a algum aplicativo ou hardware defeituoso e era capaz de executar aplicativos projetados para vários sistemas operacionais.
    Tendo ele 2 edições, uma para estações de trabalho (Windows NT 3.1) e outra para servidores (Windows NT3.1 Advanced Server).
  • Windows NT 3.5

    Windows NT 3.5
    O Windows NT 3.5 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, lançado em 21 de setembro de 1994. É a segunda versão do Windows NT.
    Um dos principais objetivos durante o desenvolvimento do Windows NT 3.5 era melhorar o desempenho do sistema operacional.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_NT_3.5
  • Windows NT 3.51

    Windows NT 3.51
    O lançamento do Windows NT 3.51 foi apelidado de "o lançamento do PowerPC" na Microsoft. A intenção original era lançar uma edição PowerPC do NT 3.5, mas, de acordo com David Thompson, da Microsoft, "basicamente ficamos por nove meses corrigindo bugs enquanto esperávamos que a IBM terminasse o hardware do Power PC".
    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_NT_3.51
  • Windows NT 4.0

    Windows NT 4.0
    O sucessor do Windows NT 3.51, o Windows NT 4.0 introduziu a interface do usuário do Windows 95 na família Windows NT, incluindo o shell do Windows, o File Explorer (conhecido como Windows NT Explorer na época) e o uso da nomenclatura "Meu" para pastas de shell (por exemplo, Meu Computador). Ele também inclui a maioria dos componentes introduzidos no Windows 95. Internamente, o Windows NT 4.0 era conhecido como Shell Update Release.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_NT_4.0
  • Windows 2000

    Windows 2000
    Foram lançadas quatro edições do Windows 2000: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server
    O Windows 2000 apresenta o NTFS 3.0, Sistema de Arquivos com Criptografia, além de armazenamento em disco básico e dinâmico. Apoio para pessoas com deficiência foi melhorado ao longo do Windows NT 4.0 com uma série de novas tecnologias assistidas.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_2000
  • Windows 2003

    Windows 2003
    Diferentemente do Windows 2000 Server, a instalação padrão do Windows Server 2003 não possui nenhum componente do servidor ativado, para reduzir a superfície de ataque de novas máquinas. O Windows Server 2003 inclui modos de compatibilidade para permitir que aplicativos mais antigos sejam executados com maior estabilidade.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2003
  • Windows Server 2003 R2

    Windows Server 2003 R2
    Ela consiste em uma cópia do Windows Server 2003 SP1 em um CD e uma série de novos recursos que podem ser instalados de forma opcional no outro CD.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2003
  • Windows Server 2008

    Windows Server 2008
    Foi criado com a mesma base de código do Windows Vista. Como a base de código é comum, ela vem automaticamente com a maioria dos recursos técnicos, de segurança, de gerenciamento e administrativos novos no Windows Vista, instalação, implantação e recuperação baseadas em imagem aprimoradas, ferramentas aprimoradas de diagnóstico, monitoramento, registro de eventos e relatórios; novos recursos de segurança.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2008
  • Windows Server 2008 R2

    Windows Server 2008 R2
    Isso inclui novos recursos de virtualização, consumo de energia reduzido, um novo conjunto de ferramentas de gerenciamento e novos recursos do Active Directory, como uma "lixeira" para objetos excluídos.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2008_R2
  • Windows Home Server 2011

    Windows Home Server 2011
    Foi criado para ajudar famílias a manterem um backup dos dados, deixando-os organizados e acessíveis. Baixo custo e fácil de usar. Utilize-o para recuperar arquivos perdidos, restaurar seu PC, manter o funcionamento regular e seguro de seus dispositivos e fazer o streaming de arquivos de mídia em sua rede doméstica. https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Home_Server_2011
    https://web.archive.org/web/20120108061952/http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/products/windows-home-server
  • Windows Server 2012

    Windows Server 2012
    O Windows Server 2012 não possui suporte para computadores baseados em Itanium, e tem quatro edições. Vários recursos foram adicionados ou melhorados em relação ao Windows Server 2008 R2 (com muitos colocando ênfase na computação em nuvem), como uma versão atualizada do Hyper-V, uma função de gerenciamento de endereço IP, uma nova versão do Gerenciador de Tarefas do Windows, e o ReFS, um novo sistema de arquivos.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2012
  • Windows Server 2012 R2

    Windows Server 2012 R2
    As versões do Windows Server 2012 R2 são: Datacenter, Standard, Essentils, Foundation.
    Fornece uma grande variedade de recursos novos e aprimorados que abrangem virtualização de servidores, armazenamento, rede definida por software, gerenciamento e automação de servidores, plataforma Web e de aplicativos, proteção de acesso e informações. https://www.microsoft.com/pt-br/evalcenter/evaluate-windows-server-2012-r2
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2012_R2
  • Windows Server 2016

    Windows Server 2016
    Oferece camadas de segurança, para os aplicativos e a infraestrutura que movem os seus negócios.
    Características principais:
    Arquitetura Cliente/Servidor;
    Multitarefa;
    Multithreading: Capacidade de uma tarefa em execução.
    Sistema de ficheiros distribuídos;
    Serviços de Terminal: Acessamento a programas remotos;
    Reinicialização do Windows Server: É feito um registro onde indica a data e hora e o motivo do encerramento. https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2016
  • Windows Admin Center

    Windows Admin Center
    É um aplicativo baseado em navegador e implantado por clientes para gerenciar servidores. Ele é fornecido sem custo adicional além do Windows e já vem pronto para usar na produção.
    Benefícios: 
    Experiência de gerenciamento simples e moderna;
    Recursos híbridos;
    Conjunto de ferramentas integrado;
    Projetado para extensibilidade. https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Admin_Center
    https://www.microsoft.com/pt-br/evalcenter/evaluate-windows-admin-center
  • Windows Server 2019

    Windows Server 2019
    Aumente a segurança e reduza o risco comercial com múltiplas camadas de proteção inseridas no sistema operacional. Desenvolva a infraestrutura do seu datacenter para aumentar a eficiência e escalar o sistema com a infraestrutura.
    Algumas das novidades do Windows Server 2019:
    Cloud Híbrido
    Segurança
    Plataforma de Aplicativos
    Melhorias no desempenho da rede para cargas de trabalho virtuais
    Acesso ao dispositivo host
    Entre outras… https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Server_2019
  • Period: to

    Geração de computadores