• 480 BCE

    NASCIMENTO DA RETÓRICA

    NASCIMENTO DA RETÓRICA
    A retórica surge em meio a sociedade grega, após os acontecimentos da guerra de Salamina.
  • 435 BCE

    PRIMEIRO MANUAL DE ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

    PRIMEIRO MANUAL DE ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
    Redigido por Tísias, discípulo de Córax, era composto por métodos de eloquência e embasamento argumentativo e tinha intuito de ajudar os cidadãos na busca de seus direitos.
  • 430 BCE

    PROTÁGORAS E A RETÓRICA SOFISTA

    PROTÁGORAS E A RETÓRICA SOFISTA
    Indo contra os princípios de Górgias, Protágoras defende uma arte retórica onde o discurso deverá ser capaz de, astuciosamente, mudar os conceitos de seu ouvinte/oponente.
  • 427 BCE

    GÓRGIAS E A RETÓRICA SOFISTA

    GÓRGIAS E A RETÓRICA SOFISTA
    Górgias foi responsável adicionar à retórica um faceta estilística. Ele a torna algo de beleza, com sentenças envolventes e narrativas literárias repletas de discussões de linguagem extremamente persuasiva,
  • 417 BCE

    ISÓCRATES E A RETÓRICA

    ISÓCRATES E A RETÓRICA
    Responsável por implantar a retórica nas escolas atenienses, criticou o pretensão e o falta de originalidade dos discursos sofistas. Acreditou em uma retórica propulsora da política e da educação entre os homens.
  • 415 BCE

    PLATÃO E A RETÓRICA

    PLATÃO E A RETÓRICA
    Platão foi um crítico nocivo para a retórica pois a considera perigosa, imoral e inferior a dialética.
  • 380 BCE

    ARISTÓTELES E A RETÓRICA

    ARISTÓTELES E A RETÓRICA
    Os três livros que compõem a "Arte retórica" de Aristóteles onde ele analisa gêneros retóricos, descreve emoções indispensáveis na criação de um discurso e apresenta utilidades para a mesma, é considerado o principal referente ideológico ocidental para com esse componente.
  • 200 BCE

    A RETÓRICA ROMANA

    A RETÓRICA ROMANA
    Deve-se a transcrição da arte retórica para o idioma latino aos advogados Cícero e Quintiliano. Ambos desenvolveram um processo de reordenação e reelaboração dos postulados aristotélicos . Fortemente ligados à política, usaram a retórica judiciária em suas militâncias.
  • 1250

    O CRISTIANISMO E A RETÓRICA

    O CRISTIANISMO E A RETÓRICA
    Com díspares conclusões sobre o assunto, há estudiosos que acreditam na culpa da igreja católica no processo de redução sofrido pela retórica, enquanto outros acreditam que os sermões religiosos também categorizavam aspectos argumentativos persuasivos típicos da retórica.
  • 1300

    A RETÓRICA E O RENASCIMENTO

    A RETÓRICA E O RENASCIMENTO
    Com o renascimento a retórica acaba reduzida ao estudo das expressões viáveis em um discurso. Algo muito parecido com a elocução. Ficando abaixo da dialética, tida como a argumentação, e a gramática. Juntas, as três áreas constituíam as artes do trivium. Fato que perdurou por centenas de anos até meados do século XX.
  • A RETÓRICA MODERNA

    A RETÓRICA MODERNA
    A retórica ressurge no final do século XX com a livro "Tratado de argumentação" do polonês Chaïm Perelman. Este defende em sua obra a importância de um orador ciente do perfil de seu auditório e do assunto que para ele deverá expor. É a partir disso que os argumentos usados deverão ser filtrados para melhor e maior nível de adesão do público.