Evolução medidas tempo

A evolução da medida do tempo

  • 1500 BCE

    Relógio do Sol

    Relógio do Sol
    Por muitos séculos, a humanidade guiou-se pela sombra de um objeto projetada pelo sol, a sombra do gnomo, dos relógios de sol, para medir o tempo. O mais antigo relógio de sol conhecido, foi construído por volta de 1500 AC no Egito, na época de Tutmosis III.
  • 500 BCE

    Relógio de Água

    Relógio de Água
    A clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pelo Homem para medir o tempo. Consiste em dois recipientes, colocados em níveis diferentes: um na parte superior contendo o líquido, e outro, na parte inferior, com uma escala de níveis interna, inicialmente vazio. Através da abertura parcialmente controlada no recipiente superior, o líquido passa para o inferior, observando-se o tempo decorrido pela escala. A clepsidra mais antiga foi encontrada em Karnak, no Egito.
  • 1400

    Relógio de areia

    Relógio de areia
    A ampulheta é um dos meios mais antigos de medir o tempo. É constituída por duas âmbulas (recipientes cônicos ou cilíndricos) transparentes que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra. Eram frequentemente utilizadas em navios ( onde se usavam ampulhetas de meia hora), em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais, para contar o tempo dispendido numa chamada.
  • 1500

    Relógio de bolso

    Relógio de bolso
    Por volta de 1500, Pedro Henlein, na cidade de Nuremberg, fabricou o primeiro relógio de bolso, denominado pela forma, tamanho e procedência, de "Ovo de Nuremberg". Era todo de ferro, com corda para quarenta horas e precursor da "Mola Espiral". Era constituído por um indicador e por um complexo mecanismo para badalar. Foi sem dúvida, em muitos países, o acelerador para diversas invenções e melhorias.
  • Relógio de pulso

    Relógio de pulso
    O relógio de pulso foi inventado pela empresa Patek Philippe no fim do século XIX, embora costume-se atribuir, erroneamente, a Santos Dumont os louros da invenção desta modalidade de relógio. Antes, eram adereços essencialmente femininos e eram geralmente feitos sob encomenda. A primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de uma forma prática de saber as horas.
  • Relógio Digital

    Relógio Digital
    O relógio digital não é mecânico e funciona através de meios eletrônicos. A utilização da energia elétrica faz com que a bateria seja alimentada por uma pequena carga. Por sua vez, o cristal piezelétrico gera pulsos numa frequência constante. A imagem das horas é apresentada num visor LED ou cristal líquido. Os relógios digitais passaram a ser cada vez mais utilizados no dia a dia.
  • Relógio atômico

    Relógio atômico
    O relógio atômico foi a grande descoberta do século XXI, pois a marcação das horas tem uma precisão 100 mil vezes superior a todos os outros modelos. Trata-se do relógio mais preciso do mundo, com uma margem de erro de 1 segundo a cada 65 mil anos. Os elementos utilizados no funcionamento do relógio atômico são geralmente hidrogênio, o rubídio e o césio. Dada a grande precisão, passou a ser utilizado para medir o tempo de experiências astronômicas e de ondas gravitacionais.
  • A Escola e a medida do tempo

    A Escola e a medida do tempo
    Cada época do desenvolvimento da sociedade é marcada pela criação de um relógio mais sofisticado. Desde o relógio de sol até o atômico, constata-se a necessidade de o ser humano continuar à procura de uma maior precisão. Na Escola, as atividades são marcadas por horas/aula. Sendo assim, precisamos do relógio para organizar a nossa rotina. A medida do tempo faz parte do currículo de Matemática e História. E o tempo está a contar...tic-tac, tic-tac!