A Evolução Capitalista

Timeline created by Alex Sander Migliavacca
In History
  • Jan 1, 1500

    Capitalismo Comercial (XV - XVIII)

    Capitalismo Comercial (XV - XVIII)
    É a primeira fase do capitalismo, cujo se deu a expansão marítima onde a burguesia e a nobreza procuravam riquezas ( Ouro, Prata, especiarias, etc) fora das terras européias.
    Nesta fase podemos destacar o uso da mão-de-obra assalariada, o uso de moeda, acúmulo de riquezas, etc.
  • Surgimento da 'Capital'

    Surgimento da 'Capital'
    O surgimento do capitalismo comercial, está fundamentado no progresso econômico dos séculos XIV - XV. Tal fator contribuiu para a formação da burguesia, do desenvolvimento da vida urbana, o incremento da produtividade agrícola e artesanal, a intensificação do comércio e o início de um sistema financeiro. Essa prática comercial experimentada imprimiu uma nova lógica econômica em que o comerciante substituiu o valor de uso das mercadorias pelo seu valor de troca.
  • Primeira Revolução Industrial (1760-1860)

    Primeira Revolução Industrial  (1760-1860)
    A energia movida a vapor foi usada na extração de minério, na indústria têxtil e na fabricação de uma grande variedade de bens que, antes, eram feitos à mão. O navio a vapor substituiu a escuna e a locomotiva a vapor substituiu os vagões puxados a cavalo. O trabalho físico começou a ser transformado em força mecânica. Teve início o funcionamento do primeiro instrumento universal de comunicação quase instantânea, o telégrafo.
  • Segunda Revolução Industrial (1860-1900)

    Segunda Revolução Industrial (1860-1900)
    No desenrolar da Revolução Industrial percebemos que a necessidade crescente por novas tecnologias se tornou uma demanda comum a qualquer nação ou dono de indústria que quisesse ampliar seus lucros. Com isso, o modelo industrial estipulado no século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos que marcaram essa busca constante por novidades. Particularmente, podemos ver que, a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial.
  • Capitalismo Industrial (XVIII)

    Capitalismo Industrial (XVIII)
    Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
  • A Terceira Revolução Industrial

    A Terceira Revolução Industrial
    A partir da segunda metade do século XX, inicia-se uma nova fase de processos tecnológicos, decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, denominada Terceira Revolução Industrial ou revolução tecnocientífica. Como resultado, temos a aplicação quase imediata das descobertas científicas no processo produtivo.
  • Capitalismo Financeiro

    Capitalismo Financeiro
    Com o crescimento acelerado do capitalismo passou a surgir e crescer rapidamente várias empresas, por causa do processo de concentração e centralização de capitais. A grande concorrência favoreceu as grandes empresas, o que levou a fusões e incorporações, trazendo monopolização em muitos setores da economia.