Imagem 1º ano

História do Livro através dos tempos...

By bitte
  • 3200 BCE

    Papiro egípcios

    Papiro egípcios
    o primeiro produto de origem vegetal usado para escrever será o papiro , usado pelos escribas egípcios desde o início do Egito faraônico , durante o terceiro milênio a.C.Os papiros feitos com o caule da planta com esse nome foram cortados em tiras muito finas e depois colocados um ao lado do outro para se juntar a eles, batendo-os com uma pedra, depois enrolados para preservação. Os maiores podiam exceder 45 metros de comprimento.
  • 197 BCE

    Pergaminho

    Pergaminho
    Outro suporte para a escrita, usando como material geralmente feito com peles de animais – ovelha, cordeiro, carneiro, cabra, especialmente esticada e muito fina. O pergaminho permitiu separar-se em folhas e depois agrupá-las, amarrando-as, dando forma ao que seria chamado de Codex . Para fabricá-lo,as folhas de pergaminho foram dobradas e costuradas.
  • 105 BCE

    Invenção do papel

    Os chineses desenvolveram o papel no século II aC e mantiveram o segredo por 700 anos , até que, primeiro no Japão, por um monge coreano que traiu o segredo, e depois no mundo muçulmano após a vitória na batalha do Talas. isso lhes permite capturar soldados chineses que revelam o segredo de sua manufatura e de lá para o resto da Europa.
  • 868

    Xilogravura

    Xilogravura
    "Diamond Sutra" é o livro impresso mais antigo dentre os que chegaram até nós. Foi impressa no ano 868, usando a técnica de xilogravura que consistia em blocos de madeira entalhada em relevo, impregnados em tinta e uma folha de papel foi colocada sobre eles que, quando esfregados com um pincel, permaneciam gravados na folha.
  • 1330

    Códice

    Códice
    Imagem de um códice de "O Conde Lucanor", escrito por volta de 1330 pelo bebê Don Juan Manuel. Os Códices são a coisa mais próxima do livro moderno que circulava na Europa desde a invenção do pergaminho. Em contraste com o papiro frágil e quebradiço, o pergaminho foi dobrado com as mãos e agrupado para depois ser amarrado, costurando-o para mantê-los juntos.. Nascidos em Pérgamo, no século II aC, não seriam substituídos por livros modernos até a invenção da prensa em 1455
  • 1405

    Invenção 1º máquina impressora

    A primeira máquina impressora foi criada em 1405, na China, por Pi Sheng.
  • 1449

    Impressor e “Editor” do final do Século XV.

    Impressor e “Editor” do final do Século XV.
    Aldus fez grandes avanços no sistema criado por Gutemberg. Foi ele, por exemplo, que inventou o “itálico”, que permite até hoje destacar um trecho de texto, chamando a atenção do leitor para algum ponto importante. Mas talvez a maior contribuição de Aldus às artes gráficas tenha sido a invenção do formato in-octavo para imprimir suas obras. O formato in-octavo é nada mais que pegar a folha de impressão e dobrá-la três vezes, criando um caderno com 16 páginas.
  • 1450

    Impressora em série - Gutenberg

    Impressora em série - Gutenberg
    [Reprodução da tipografia móvel inventada por Gutenberg e com a qual a "Bíblia de 42 linhas" foi impressa, o primeiro livro a ser impresso no ano de 1455, embora existam especialistas que dizem que o primeiro trabalho a ser impresso por Gutenberg foi o " Missal de Constanza "em 1449] imagem de (blogeducativoaiep.blogspot.com)
  • 1492

    Sanfonados

    Aqui na América, antes da chegada de Colombo em 1492, astecas e maias já faziam livros a partir da entrecasca das árvores, material macio encontrado entre a casca e a madeira. Os livros tinham formato de sanfona e, por isso, eram chamados sanfonados.
  • Livros no Brasil

    Livros no Brasil
    Os livros só puderam ser feitos no Brasil a partir de 1808, quando a família Real portuguesa se mudou para cá e trouxe uma máquina impressora. Antes disso, era crime ter uma tipografia no país.
  • Livro didático

    Livro didático
    No século XIX, o livro didático surgiu como um adicional à Bíblia, até então, o único livro aceito pelas comunidades e usado nas escolas. Somente por volta de 1847, os livros didáticos passaram a assumir um papel de grande importância na aprendizagem e na política educacional. Os primeiros livros didáticos, escritos sobretudo para os alunos das escolas de elite, procuram complementar os ensinamentos não disponíveis nos Livros Sagrados. (OLIVEIRA et al, 1997, p. 26).
  • Monteiro Lobato

    Monteiro Lobato
    Já no século XX, o escritor e editor pré-moderno Monteiro Lobato foi responsável pela maior divulgação dos livros no país, segundo ele: “Um país é formado por homens e livros.”
  • Instituto Nacional do Livro

    Instituto Nacional do Livro
    No Brasil as primeiras ideias sobre o livro didático surgiu em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro – INL, esse instituto foi criado para legitimar o livro didático nacional e auxiliar na sua produção. Mas tudo isso ficou no papel por muito tempo, foi apenas em 1934, no governo do presidente Vargas que o instituto começou a elaborar um dicionário nacional e uma enciclopédia e aumentar o número de bibliotecas publicas.
  • Evolução do livro

    Evolução do livro
    Nos anos de 1960, Douglas Engelbart,
    pioneiro da interação homem-computador, responsável
    pelo desenvolvimento do hipertexto, do mouse, da
    interface gráfica etc.,
    previu que a tecnologia eletrônica
    ampliaria o intelecto humano; para ele, assim como
    as bibliotecas refletem e influenciam a cultura
    humana, as bibliotecas digitais estenderão e
    ampliarão o intelecto coletivo (Marchionini, 2006)
  • Invenção e Books que rodava em Apple IIe.

    Invenção  e Books que rodava em  Apple IIe.
    Dene Grigar, da Universidade do Estado de Washington, faz parte do projeto “Desbravadores: Documentando a experiência de Literatura Digital Pioneira”, e diz que o primeiro trabalho com base eletrônica que constituiu um livro é de Judy Malloy Tio Roger, publicado em 1987, como um romance de série que rodava em computadores como Apple IIe.
  • e books

    e books
    Os livros eletrônicos vêm se constituindo como um grupo à parte dos livros impressos. Começaram a se popularizar a partir de 2007 com o lançamento do leitor Kindle da Amazon, existindo três formatos digitais principais concorrentes (Mobi, ePub e PDF). A leitura digital se mudou dos dispositivos especiais para leitura através dos dispositivos móveis, especialmente os smartphones, em toda a Ásia e de forma crescente nos países fora da América do Norte e Europa.
  • Video

    Video
    {videoorigemdos livros}(https://youtu.be/hxMjt2xZWOE)
  • 10 LAMENTÁVEIS QUEIMA DE LIVROS NA HISTÓRIA HUMANA...

    10 LAMENTÁVEIS QUEIMA DE LIVROS NA HISTÓRIA HUMANA...
  • Flipsnack

    Flipsnack
    O criador de livros digitais ajuda você a criar seu próprio livro online em apenas algumas passos muito fáceis. Você só precisa importar seu manuscrito digital como um PDF, personalizar o visual do seu livro digital e nosso criador de livros PDF cuidará do resto.