projeto êxodos 11, 29, 21, 16 - 71

Nascimento do Jõao Pedro
    Quando eu nasci meus pais me chamaram de João Pedro M.A. Kawabata, eu nasci no Hospital Santa Joana.E foi assim que eu cheguei ao mundo.

Nascimento do Rafael
    Rafael nasceu na maternidade Santa Joana em São Paulo. O parto foi normal.

Submarino afunda na Russia
    Submarino russo Kursk afundou no mar de Barents devido a duas explosoes de origem desconhecida. Apesar das tentativas nenhum tripulante sobreviveu.

Meu Nascimento
    Eu no berçário da maternidade Pró Matre em São Paulo . (leo)

Minha viagem para Águas de Lindóia
    Essa viagem aconteceu logo depois de Enzo nascer,fomos para Águas de Lindóia de carro.Enzo não lembra muito dessa viagem porque era muito pequeno,só lembra de ficar o dia inteiro no carrinho.

Venda do Banespa
    O Banco Banespa foi vendido para o banco Santander. Mas na opniao do sindicato foi melhor assim do que ser vendido para o Itau ou Bradesco.

Minha primeira ida ao médico
    Minha primeira ida ao médico ele verificou,se tudo estava certo,o peso,a altura,verificou tudo, e estava tudo certo,depois nós fomos embora e eu ganhei um pirulito.(João)

Minha primeira roupa do palmeiras
    Eu na casa de minha avó vestindo minha primeira roupa do Palmeiras . Na casa de minha avó tinha uma cachorra chamada Nala , e eu sempre me assustava com ela. (leo)

Meu aniversário de 1 ano
    Meu primeiro aniversário para mim foi um pouco estranho porque eu não entendi a razão de estar todos os meus parentes reunidos.Gostei muito de ganhar vários presentes e comer um bolo de aniversário.(Enzo)

Primeiros passos
    Por volta de agosto de 2001, Rafael começa a andar no gramado em frente a sua casa de campo.

Atentado as Torres Gemeas
    Na manha de onze de setembro de 2001 os terroristas da Al Qaeda sequestram quatro avioes comerciais e batem intencionalmente contra as Torres Gemeas do World Trade Center.

Início da segunda guerra do afeganistão
    A guerra começa quando os Estados Unidos ataca o Afeganistão nesse dia.Pois o grupo Alcaida atacou as torres gêmeas de Nova York

Os refugiados da guerra
    A guerra fez muitas pessoas e familias perderem suas casas e alimentos.Entao foi criado o campo de refugiados para atender as necessidades dessas familias em Cabul.

Indo para a escola
    João tinha 2 anos quando ele foi para a escola que se chamava leãozinho era pequena mas divertida, no primeiro dia João chorou muito,mas com um tempo ele fez muitos amigos e assim foi.Até 2005.

Copa do Mundo de Futebol
    O Brasil pela quinta vez se torna campeao do mundo vencendo sobre a Alemanha na final. Esta Copa do Mundo aconteceu no Japao e Coreia Do Sul.

Minha primeira festa junina
    Eu e meu pai no meu antigo colégio curtindo minha primeira festa junina . Como estam vendo eu caprichei no disfarçe. (leo)

Primeiras Palavras
    Nas ferias quando todos estavam em casa, o Rafael começou a falar palavras e nao mais balbuciar.

Eleicao de Luis Inacio Da Silva
    A eleicao para presidente necessitou de dois turnos. Mas no segundo turno Luis Inacio Da Silva derrotou Jose Serra e se tornou presidente do Brasil.

Ida ao zoológico
    Na minha primeira ida ao zoológico eu me diverti muito com meus pais e com a minha irmã . Como era muito pequeno , todos os animais me davam medo . (leo)

Nascimento da minha irmã
    No dia 28 de janeiro nasce mais um membro na nossa família,a minha irmã.Pegava ela no colo e ficava um tempão brincando,viramos grandes amigos até hoje.(Enzo)

Primeira escola
    Em 2003 o Rafael mudou de cidade, entrou no clube Paulistano, e entrou na escola Recanto Infantil. No primeiro dia o Rafael chorou muito e depois se acalmou.

Morte do primeiro ser clonado
    Dolly era uma ovelha e foi o primeiro mamifero a ser clonado por investigadores escoceses.

Segunda Guerra Do Golfo
    A Guerra foi entre o Iraque e os EUA. O objetivo era depor Saddam e instalar um novo governo no Iraque.

Meu primeiro filme no cinema
    Meu primeiro filme foi scooby doo levei muito susto chorei mas no fim gostei muito do filme.(João)

Natação
    O Rafael entrou numa escola de natação em seu clube. Esta foi sua primeira atividade esportiva feita no clube

Furacao Catarina
    Em uma regiao com excelentes condicoes metereologicas, houve um furacao, que surgiu de um ciclone extratropical. O local foi Sul do Brasil ( RS e SC ).

Minha antiga escola
    Na minha antiga escola eu me divertia muito com meus amigos e o caminho era muito curto então eu e minha babá iamos a pé. Também no caminho um taxista que gostava de mim me dava churrasco toda vez que passava por ele . (leo)

Minha primeira visita ao meus primos
    Foi minha primeira visita aos meus primos por parte de pai,primeiro nós conhecemos,almoçamos depois que eu fiquei enturmado com os meus primos eu dormi na casa deles e depois minha mãe veio me buscar.(João)

Pesquei meu primeiro peixe
    Em um hotel no interior de São Paulo,eu aprendi a pescar e consegui pegar meu primeiro peixe.Meu avô adorava pescar então a partir daí sempre ia fazer companhia para ele e também pescava.(Enzo)

Primeira Bicicleta
    De aniversário o Rafael ganhou sua primeira bicicleta de rodinhas, seu pai lhe ensinou a andar.

Primeiro melhor amigo
    Meu primeiro melhor amigo era um garoto chamado Guilherme Afonso. Nós nos divertiamos muito pois como eramos melhores amigos ,sempre estávamos juntos . (leo)

A terceira libertadores do São Paulo
    São Paulo disputou contra o Atlético Paranaense a final e a soma dos jogos foi 5 a 1.Foi uma bela conquista.

Minha primeira viagem
    Minha primeira viagem fomos para Salvador na Bahia visitar os meus parentes e visitar o lugar,mas nós ficamos em um hotel muito bom e gostoso de ficar.Depois de uma semana nós fomos embora.(João)

Ronaldinho Gáucho ganha bola de ouro
    Ronaldinho jogando pelo Barcelona ganhou a bola de ouro em Paris com exatamente 255 votos contra 148 votos do segundo lugar:Lampard.

Minha nova escola
    Entrei no colégio com 5 anos,mas antes tive que fazer uma pequena provinha.Quando entrei no colégio formei amigos e amigas,no começo aprendi coisas básicas.

Transferência para o colégio São Luis
    Quando me transferi para o colégio São Luis , eu gostei muito pelo número de quadras e também conheci varios amigos como o Rafael Vieites de Carvalho . (leo)

Minha fiel companheira
    Quando eu tinha 6 anos eu estava com a perna quebrada.E eu sempre dizia que eu queria um cachorro.Então, depois eu ganhei uma cachorra dei o nome Chiquita.E assim ela está comigo a 6 anos de companheirismo. (João)

Alfabetização
    O Rafael foi aflabetizado na escola recanto infantil com a professora Elisa. Ela diz que o Rafael aprendeu rápido.

Festa junina no novo colégio
    Eu nunca tinha participado de uma festa junina tão grande,pois estudava em uma escola muito pequena,mas foi uma boa experiência.(Enzo)

Copa do mundo na Alemanha
    Essa Copa do Mundo teve como país campeão :A Itália,que jogou a final contra a França, quando ficou famosa a cabeçada do melhor jogador da copa eleito pela Fifa:Zinedine Zidane

Condições do campo de refugiados
    O campo esta em em uma stuaçao precaria sem eletricidade e sofrendo desidrataçao. O governo não melhora a situação para não atrair mais pessoas.

Colégio São Luís
    O Rafael entrou no colegio com muita vergonha e acanhamento, mas depois se acostomou e fez muitos amigos.

Terremoto Peru
    Esse terremoto aconteceu a 160 km da capital Lima,com a magnitude 8 graus na escala Richter e durou cerca de 2 minutos e meio

Meu aniversário
    Meu aniversário de 7 anos foi um dos mais marcantes para mim pois toda minha família estavam presentes na festa no meu apartamento em Perdizes e nos divertimos muito . (leo)

Minha primeira medalha
    Eu nadava desde pequeno, mas nunca tinha participado de um campeonato.Eu ganhei medalhas em todas as etapas.(Enzo)

Minha mudança de casa para apartamento
    Eu mudei de uma casa por um apartamento,achei muito legal o meu novo prédio tem quadra,piscina,Lan house e outras partes muito legais,e meu apartamento é grande.E estou aqui até hoje.(João)

Ciclone em Bangladesh
    De 5000 a 10000 pessoas foram afetadas e ocorreram ventos muito fortes de 260 km/h.

Obama foi eleito
    Obama pelo partido Democrata é eleito em Lowa e apoiou bastante a igualdade racial.

Meu primeiro jogo pelo sub - 9
    Meu primeiro jogo pelo Palmeiras foi contra o hebraica . Nós vencemos por 7 a 4 com 5 gols meus , é claro . (leo)

Minha mudança de colégio
    Quando acabou as séries da leãozinho eu tinha que entrar em uma escola maior então eu escolhi o São Luís,onde eu estou até hoje .É um ótimo colégio tem bastante professores bons e,é muito legal e grande.(João)

Chegada do segundo Iphone no mercado brasileiro
    Foi uma invenção que mudou o modo de se comunicar as pessoas,e assim foi sendo incrementado como acessório básico para as pessoas.

Braço quebrado
    O Rafael quebrou seu braço esquerdo jogando futebol no clube com seus amigos. E teve que usar o gesso por um mês.

Minha Bicicleta
    Eu estava ficando maior e precisava mudar de bicicleta.Então eu ganhei uma nova e fiquei andando o dia inteiro.(Enzo)

Ida á Alagoas
    Quando eu e minha família fomos á Alagoas , nos instalamos no resort Salinas de Maragogi . Era um resort muito espaçoso , que tinha monitores que organizavam atividades de recreação . Eu ia em todas elas . (leo)

Morte de Michael Jackson
    A estrela do pop morre em 2009,sendo lembrado por muitas pessoas e ficou como musica mais famosa Thriller.

Primeira vez que eu vi neve
    Foi para mim uma das melhores experiências de toda minha vida,eu tinha que usar uma roupa muito grossa.(Enzo)

Minha primeira peça de teatro
    Eu estava nervoso pois era muita gente olhando e tinha também medo de errar algo, mais no final só aplausos e muita felicidade e foi assim que estou até hoje fazendo teatro. (João)

Minha viagem para disney
    Eu fui com toda minha família para Orlando.Nós fomos em todos os parques e aproveitamos bastante.(Enzo)

Terremoto Haiti
    Muitas pessoas morreram nesse atentado e também muitas pessoas ficaram desabrigadas.A pricipal morte foi de Zilda Arns.

Copa do Mundo na África do Sul
    Foi a primeira vez que o continente africano sedia uma copa e tem como mascote:o Zakumi.O país vitorioso foi a Espanha

Minha leal companheira
    Minha cachorra Mel é muito carinhosa , companheira , bastante peluda , meio gordinha e dorme muito . Mas apesar de tudo nós nos damos muito bem . (leo)

Primeira Comunhão do Rafael
    Durante o ano de 2010 o Rafael fez catequese e no final do ano teve sua primeira comunhão junto com seus amigos no colégio São Luís.

A primeira comunhão
    No começo estava ansioso por tudo que ensaiamos se estava certo ou errado mas no final de tudo fiquei feliz pois a partir de agora já podia comer a ostia.

Primeira presidenta do Brasil
    Atualmente temos como presidente uma mulher chamada Dilma Rousseff. É a primeira mulher que se torna presidente no país.

Meu Cachorro
    Eu ganhei um cachorro de aniversário e dei o nome de Max.E ele é meu grande companheiro até hoje.(Enzo)

Interamizades 2011
    Todo ano temos um campeonato no colégio chamado Interamizades , É muito legal pois você compete com outros colégios e se diverte jogando bola . (leo)

Mudança de apartamento
    O Rafael e sua mãe moravam em um apartamento nos jardins e preferiram mudar para um apartamento mais moderno em pinheiros.

Morte de Steve Jobs
    Um dos criadores da Apple morre de Câncer Pancreâtico na Califórnia.Ele criou o Iphone,Ipod e Ipad ,entre outros.

Meu primeiro jogo de futebol com outras equipes
    Meu primeiro jogo de futebol com outras equipes foi bem legal pois fizemos tipo um campeonato e assim ganhamos o bronze.(João)

Meu natal com meus amigos
    João e seus amigos foram ver como tava a decoração da paulista e foi uma noite muito engraçada.

Viagem internacional pelo clube
    O Rafael viajou para os Estados Unidos junto com professores de futebol e amigos para disputar um torneio internacional de futebol pelo clube.

Minha viagem para as cataratas
    Eu fui conhecer as Cataratas do Iguaçu no começo do ano e elas são enormes e muito bonitas.

O frio de Cabul
    Algumas crianças morreram congeladas depois que suas familias saíram da zona de guerra.(14 no Nasaji Bagrami)

Estudo do meio
    No estudo do meio nós fomos para as fazendas Santa Gertrudes e Ibicaba e nós nos divertimos muito pois houveram várias brincadeiras . (leo)

Conquista da Libertadores pelo Corinthians
    Corinthians enfrentou e ganhou do Boca Juniors por 2-0 no Pacaembu , na ida da final , Romarinho foi a estrela do jogo pois fez o gol de empate .

Palmeiras campeão da Copa do Brasil 2012 !
    Palmeiras é campeão da Copa do Brsil por um jogo contra o Coritiba , tendo como gol da vitória uma cobrança de falta de Marcos Assunção ( melhor cobrador de falta do mundo ) , com o desvio da cabeça de Betinho .

A guerra hoje
    Atualmente a guerra continua e os campos de refugiados estão em lotação maxíma.E as refugiados ainda tem esperança de ter uma vida melhor.

Crise Argentina
    Esse país está sofrendo uma grande crise financeira,e muitas pessoas estão morando nas ruas.