Brasil flag

Linha do Tempo-Brasil Historio

  • Revolota De Beckham

    Revolota De Beckham
    *Tomas beckman & Manuel Beckman e os trabalhadores
    *Trabalhadores não tavam satisfeitos porque os preços tavam altos e os seus produtos não era de boa qualidade
    São Luís(Maranhão)
    *Os irmãos Saqueairam um dopositito
    *Is irmãos foram castigados e morrerão
  • Guerra dos emboabas

    Guerra dos emboabas
    2 grupos bandeirantes busca no Brasil e os português
    1702-1709
    Os bandeirantes acharão minas em minas gerias e chamo a atenção dos portugueses
    Aconteceu em Minas Gerais
    Manuel Nunes Portugal
    Manuel Borbagato Bandeirantes
    Porque emboabas porque aram os português que usavam botas e os bandeirantes estavam descalços
    Consequências eram as paulistas mortes, porque os portugueses tinham o exército
  • guerra dos mascates

    guerra dos mascates
    A Guerra dos Mascates foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda (sede do poder público) e comerciantes de Recife (chamados de “Mascates” e eram, em sua maioria, portugueses).
  • Revolta de vila rica

    Revolta de vila rica
    17 a 20 de junho em 1720
    Antiga vila rica e ouro perto
    O ouro era derretido tinha que ser!
    Fiqueram sem ouro e decidirão uma guerra
  • Biblioteca Real

    Biblioteca Real
    O início do itinerário da Real Biblioteca no Brasil está ligado a um dos mais decisivos momentos da história do país: a transferência da rainha D. Maria I, de D. João, Príncipe Regente, de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, quando da invasão de Portugal pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.
  • Chegada da família real portuguesa ao Brasil

    Chegada da família real portuguesa ao Brasil
    Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
  • Imprensa régia

     Imprensa régia
    A Impressão Régia foi estabelecida pelo decreto de 13 de maio de 1808, com a finalidade de se imprimir toda a legislação e papéis diplomáticos provenientes das repartições reais e quaisquer outras obras. Subordinada à Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sua abertura no Brasil representou o fim da proibição de instalação de tipografias, que vigorou durante o período colonial.
  • Banco do Brasil

    Banco do Brasil
    Foi o primeiro banco criado no brasil por dom pedro 2
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    Com a Independência em 1822, o Brasil não era mais colônia de Portugal. Iniciava-se então uma nova fase da história brasileira, denominada Brasil Império. O Primeiro Reinado (1822-1831) se constituiu como marco inicial dessa nova fase. D. Pedro I foi aclamado Imperador do Brasil no ano da Independência e permaneceu como maior chefe do país até 1831, ano de sua abdicação.
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    No dia 12 de novembro de 1823, o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente. Em seu decreto oficial sobre o assunto, o imperador estranhamente alegava que os constituintes não defendiam a autonomia e a integridade da nação.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    O autoritarismo que marcou o processo de outorga da Constituição de 1824 inaugurou uma fase na história política do Brasil, onde a centralização política se transformou em uma prática severamente questionada. Mesmo contando com alguns princípios de natureza liberal, a Constituição de 1824 também foi marcada por uma série de dispositivos contrários ao seu aparente liberalismo. A centralização dos poderes acabava gerando a insatisfação de muitos dos representantes políticos do período.
  • Noite das garrafadas

    Noite das garrafadas
    Ao longo da colonização do Brasil, observamos que as relações e diferenças entre a metrópole e a população colonial promoviam uma situação de oposição que, em alguns momentos, se estendeu a uma disputa entre brasileiros e portugueses. A Guerra dos Mascates, por exemplo, exprimiu bem esse tipo de situação, quando os fazendeiros de Olinda se voltaram contra os comerciantes portugueses do Recife. No período joanino, vemos que essa mesma situação se manteve.
  • Period: to

    Período Regencial

    Toda a agitação política do governo de Dom Pedro I culminou em sua rápida saída do governo durante os primeiros meses de 1831. Surpreendidos com a vacância deixada no poder, os deputados da Assembleia resolveram instituir um governo provisório até que Dom Pedro II, herdeiro legítimo do trono, completasse a sua maioridade. É nesse contexto de transição política que observamos a presença do Período Regencial.
  • Golpe da maioridade

    Golpe da maioridade
    Foi a partir do ano de 1835 que surgiu entre os políticos da Corte a idéia de D. Pedro II assumir o trono antes dos 18 anos. Os donos de escravos e de terras estavam apreensivos com a implantação da descentralização - sistema político que era contrário à centralização do poder - consistiu em distribuir pelas autarquias locais algumas atribuições pertinentes à administração pública, conferindo-lhes a decisão dos negócios de sua respectiva alçada. Isto aconteceu durante o Período Regencial – conhe