Primeiras civilizações orientais

  • 4000 BCE

    Surgimento das primeiras civilizações

    Surgimento das primeiras civilizações
    As civilizações mais antigas surgiram há cerca de 5 mil anos ao longo de grandes rios, como o Egito, às margens do rio Nilo,e a da Mesopotâmia, entre os rios tigres e Eufrates
  • 4000 BCE

    Surgimento das primeiras cidades da Antiguidade na Mesopotâmia

    Surgimento das primeiras cidades da Antiguidade na Mesopotâmia
    A civilização mesopotâmica, que abrigava vários núcleos urbanos, por volta de 4000 a.C., assistiu a uma "revolução urbana". Gradualmente, o surgimento das cidades foi alterando a paisagem com construções, e a vida em sociedade foi se modificando com "a divisão de trabalho", posto que algumas pessoas passaram a se dedicar a serviços especializados, como, por exemplo, artesãos, comerciantes, sacerdotes e guerreiros.
  • 3100 BCE

    Processo de unificação do Egito

    Processo de unificação do Egito
    O processo de unificação do Egito é atribuído a Menés, por volta de 3.100 a.C. Também é importante ressaltar que o império era administrado pela faraó (nesse caso Menés I), que era considerado uma divindade e detinha todo poder.
  • 3000 BCE

    Fenícios

    Fenícios
    Por volta de 3000 a.C., os fenícios, se instalaram em uma estreita faixa de terra na costa oriental do Mediterrâneo, que corresponde hoje ao Líbano e parte da Síria. Esse povo caracterizou-se pela arte da navegação e pelo intenso comércio. Organizaram-se em cidades--estados, sem nenhuma subordinação política entre elas, e, não raro, rivais. Seus governantes eram chamados de sufetas.
  • 2700 BCE

    Antigo Imperio egípcio

    Antigo Imperio egípcio
    Nesse período a capital do Egito era a cidade de Mênfis situada no delta do Nilo.Nesse período se alastrou o uso da irrigação e houve a expansão da agricultura.Os egípcios também tiveram certa estabilidade econômica, social e politica que durou aproximadamente até 2200 a.C.
  • 2500 BCE

    O desenvolvimento social dos Fenícios

    O desenvolvimento social dos Fenícios
    O desenvolvimento comercial permitia que uma ou outra cidade acabasse por ter certa supremacia em relação às demais. A primeira que atingiu esse patamar foi Biblos (2500 a.C.), seguida por Sidon (1500-1300 a.C.) que estendeu seus domínios, fundando colônias e aumentando o comércio, até os mares Egeu e Negro.
  • 2200 BCE

    Disputas pelo poder

    Disputas pelo poder
    Entre o Médio e Antigo império, graças aos custos aos custos das construções da pirâmides e a ampliação dos canais de irrigação, houve disputas entre os nobres pelo poder e pelo enfraquecimento do poder exercido pelo faraó.Esse período,que durou mais de um século,é conhecido como primeiro período intermediário. As rivalidades entre os nobres geraram o colapso do sistema unificado da agricultura, fundamental para o funcionamento da produção egípcia.
  • 2050 BCE

    Médio Império

    Médio Império
    Nesse período houve a reunificação politica.Governos fortes expandiram o domínio para o sul do Egito, e a capital foi transferida para Tebas.A prosperidade do período foi baseada no trabalho servil e no domínio da núbia(região correspondente ao atual sudão), uma região rica em ouro.
  • 2000 BCE

    As origens dos hebreus

    As origens dos hebreus
    Em aproximadamente 2000 a.C. os hebreus habitavam a região de Ur, na Caldeia, atual Iraque. Organizavam-se em clãs familiares e eran liderados pelos patriarcas. A história decisiva desse povo, segundo a tradição, ocorreu com Abraão, que por volta de 1800 a.C. teria ouvido uma mensagem divina pedindo que ele conduzisse seu povo à Terra Prometida (Canaã, na Palestina).
  • 1792 BCE

    O domínio da Babilônia

    O domínio da Babilônia
    Antes de estabelecer o domínio babilônico, a Mesopotâmia viveu novas disputas entre as cidades que buscavam impor sua hegemonia sobre as demais. Esse período de transição conheceu os domínios das cidades de Isin e Larsa, até a ascensão da Babilônia e seu domínio imperial e unificado, imposto por Hamurábi
  • 1570 BCE

    Povo egípcio consegue expulsar os hicsos

    Povo egípcio consegue expulsar os hicsos
    Em algum momento no médio império povos estrangeiros(hebreus,e principalmente os hicsos)se deslocaram para a região do Egito. Os hicsos com sua grande capacidade de combate reforçada pelo uso de carruagens e cavalos dominaram a região do Egito por mais de um seculo e foram expulsos apenas no novo império em 1570 a.C.
  • 1550 BCE

    Novo Império

    Novo Império
    No novo império, a capacidade militar dos egípcios havia sido consagrada.Os faraós desse período, em especial Tutmés III e Ramsés II, tomaram medidas para expandir e consolidar seus territórios até a Ásia, dominando sírios, fenícios, até os limites da Mesopotâmia. As áreas conquistadas tinham de pagar tributos e ceder escravos para seus novos senhores.
  • 1100 BCE

    Expansão dos assírios

    Expansão dos assírios
    Os assírios habitavam a região ao norte da Mesopotâmia e, por volta do ano 1100 a.C.
  • 612 BCE

    Forma de domínio dos assírios sobre a Babilônia

    Forma de domínio dos assírios sobre a Babilônia
    A forma de domínio dos assírios despertou resistências, e uma coalizão de povos, como caldeus, medos, elamitas e babilônios, destruiu o poder assírio em 612 a.C. Medos e babilônios repartiram o domínio sobre o antigo império assírio e, dessa forma, surgiu o segundo Império da Babilônia.
  • 539 BCE

    Invasão dos persas na Babilônia

    Invasão dos persas na Babilônia
    A partir de 539 a.C., os persas invadiram e dominaram a região da Babilônia e em 330 a.C. iniciou-se o período de dominação helenística.
  • 330 BCE

    O cair Persa

    O cair Persa
    Esse vasto império sucunbiu em 330 a.C. perante o poderio de Alexandre, O Grande, da Macedônia.
  • 9 BCE

    Conquistas dos assírios

    Conquistas dos assírios
    Séculos mais tarde, entre IX e VIII a.C., conquistaram as regiões da Babilônia, Armênia, Síria, Palestina e Egito. O objetivo básico das campanhas militares dos assírios era obter vantagens comerciais e benefícios econômicos com a imposição de tributos de guerra.