Primeira Geração

  • Period: to

    Primeira Geração

    A primeira geração de computadores modernos tinha com principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que frequentemente causava problemas de funcionamento. Normalmente, todos os programas eram escritos diretamente na linguagem de máquina. Existiram várias máquinas dessa época, contudo, vamos focar no ENIAC, que foi a mais famosa de todas.
  • ENIAC

    ENIAC
    Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da ordem de 100 kHz e possuía apenas 200 bits de memória RAM.As dimensões desta máquina são muito grandes, com aproximadamente 25 metros de comprimento por 5,50 metros de altura. O seu peso total era de 30 toneladas. Esse valor representa algo como um andar inteiro de um prédio.
  • IBM 7030

    IBM 7030
    .As operações de cálculos eram realizadas em milionésimos de
    segundos. Realizando 204.000 adições/segundos. Além do surgimento dos núcleos de ferrite, fitas e tambores
    magnéticos passam a ser usados como memória. Esta máquina executava cálculos na casa dos microssegundos, o que permitia até um milhão de operações por segundo. Desta maneira, um novo patamar de velocidade foi atingido. Comparado com os da primeira geração, os supercomputadores, como o IBM 7030, eram mais confiáveis.
  • Period: to

    Segunda Geração

    Esta Geração foi originada pela revolução dos
    Transistores os quais substituíram as volumosas válvulas.
    Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que
    cada transistor substituía dezenas de válvulas. Desta maneira os computadores
    tornaram-se consideravel-mente menores e devido a isso, muito
    mais velozes. O computador começa a ser utilizado nas
    grandes empresas. Tanto a válvula quanto o transistor realizavam um processamento
    de cada vez
  • PDP-8

    PDP-8
    PDP-8 foi um dos minicomputadores mais conhecidos da segunda geração. Basicamente, foi uma versão mais basica do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro (centenas de milhões de dólares a menos). Eram menores do que os supercomputadores, mas mesmo assim ainda ocupavam um bom espaço no cômodo.
  • Period: to

    Terceira Geração

    Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente.
  • IBM 360/91

    IBM 360/91
    Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel. O IBM 360/91 foi um dos primeiros a permitir programação da CPU por microcódigo, ou seja, as operações usadas por um processador qualquer poderiam ser gravadas através de softwares, sem a necessidade do projetar todo o circuito de forma manual.
  • Intel 4004

    Intel 4004
    O Intel 4004 foi o primeiro processador lançado em um único chip de silício.
    Ele trabalhava com 4bits, sendo desenvolvido para o uso em calculadoras, operando com o clock máximo de 0.78 Mhz.
    Esta CPU calculava até 92.000 instruções por segundo(ou seja, cada instrução gastava 11 microssegundos).
  • Altair 8800

    Altair 8800
    Ele vinha com apenas 256 bytes de memória, realmente bem pouco, mesmo para os padrões da época. Estava disponível também uma placa de expansão para 4 KB, que custava US$ 264 na forma de kit. Em teoria, seria possível instalar até 64 KB, mas o custo tornava o upgrade inviável.
  • Apple II

    Apple II
    O Apple II vinha com apenas 4 KB de memória, mas incluía mais 12 KB de memória ROM, que armazenava um interpretador BASIC e o software de bootstrap (similar ao BIOS dos PCs atuais), lido no início do boot. Isso foi uma grande evolução, pois você ligava e já podia começar a programar ou a carregar programas. No Apple I, era preciso primeiro carregar a fita com o BASIC, para depois começar a fazer qualquer coisa.
  • Arquitetura x86

    Arquitetura x86
    A arquitectura x86, lançada em meados da década de 70, ainda serve como base para uma boa parte dos computadores actuais.
    O primeiro processador que aproveitou todo o seu potencial foi o Intel 8086, de 1978.
    Pela primeira vez, a velocidade do clock alcançou 5 MHz, utilizando instruções reais de 16bits, o dobro que suas versões concorrentes.
  • Period: to

    Quarta Geração

    A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas.
  • IBM PC (Personal Computer)

    IBM PC (Personal Computer)
    Primeiro microcomputador pessoal da IBM;
    O primeiro PC tinha clock de 4.77MHz, microprocessador Intel 8088 e usava o sistema operacional MS-DOS da Microsoft.
    Tornando-se o computador mais vendido de toda história.
  • Macintosh

    Macintosh
    O computador tinha um monitor CRT de 9 polegadas (um ponto menor que a do iPad, que tem 9,7 polegadas) e um drive de disquete de 3,5 polegadas que armazenava 400 KB de dados. Logo, o tamanho reduzido exigiu que programas mais sofisticados viessem em diversos discos, um para os arquivos e outro para a instalação.
  • Os famosos 386 e 486

    Os famosos 386 e 486
    As CPUs 80386 e 80486, trabalhavam com 40MHz e 100MHz, respectivamente.
    O 80386 permitiu que vários programas utilizassem o processador de forma cooperativa, através do escalonamento de tarefas.
    Já o 80486 foi o primeiro a usar o mecanismo de pipeline, permitindo que mais de uma instrução seja executada ao mesmo tempo no PC.
  • Expansão da internet

    Expansão  da internet
    Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
  • Siri

    Siri
    é um aplicativo no estilo assistente pessoal para iOS. O aplicativo é exclusivo de produtos tecnologicos da Apple e usa processamento de linguagem natural para responder perguntas, fazer recomendações, e executar ações. O aplicativo iOS é o primeiro produto público por seus fabricantes, que estão focados em aplicações de inteligência artificial.
  • SpumeNews

    SpumeNews
    Disponível para Android e iOS, o SpumeNews utiliza inteligência artificial para vasculhar a internet em busca das notícias mais faladas das últimas horas e as reúne por popularidade e por temas. Todo o trabalho é feito sem a necessidade de curadoria humana, levando em consideração os assuntos que têm sido comentados pelas principais fontes de notícia do país. Ao todo, o app utiliza mais de 600 fontes de informação neste processo.
  • Period: to

    Quinta Geração

    A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos como geladeira e câmeras de segurança.