Bandeira do brasil

Presidentes do Brasil desde o processo de Redemocratização

  • Tancredo Neves

    Tancredo Neves
    Morreu antes de tomar posse. Tancredo, às vésperas da cerimônia que o tornaria presidente, sentira fortes dores abdominais e teve de ser internado às pressas. As dores se intensificaram. Foi internado e passou por várias intervenções cirúrgicas e, não resistindo a elas, morreu no dia 21 de abril de 1985, aos 75 anos.
  • José Sarney

    José Sarney
    Assumiu a Presidência da República do Brasil no lugar de Tancredo Neves. É considerado o político com mais longa carreira no cenário nacional. Atuou sob quatro constituições (1946, 1967,1969, 1988), sendo a última convocada e aprovada por ele.
  • Fernando Collor de Melo

    Fernando Collor de Melo
    Primeiro presidente eleito com voto direto. Construiu sua campanha eleitoral como sendo o "guardião da moral" e, por ironia do destino, sofreu impeachment em razão do confisco das cadernetas de poupança dos brasileiros, bem como demais atos improcedentes na administração pública.
  • Itamar Franco

    Itamar Franco
    Itamar era vice-presidente de Fernando Collor de Melo e assumiu a presidência do Brasil após um processo de impreachment. Itamar se distanciou da liderança de Collor quando começou a divergir de vários aspectos políticos e econômicos do presidente eleito.
  • Fernando Henrique Cardoso

    Fernando Henrique Cardoso
    É sociólogo, cientista político e professor universitário de reconhecida produção intelectual. Foi eleito e depois reeleito, permanecendo no poder presidencial por 8 anos consecutivos. Destacou-se pela solidificação do plano real na economia brasileira. Mesmo sendo cativo da esfera acadêmica, FHC não criou nenhuma universidade durante seu mandato.
  • Luiz Inácio Lula da Silva

    Luiz Inácio Lula da Silva
    Lula é considerado o presidente que, no período da redemocratização do Brasil, incluiu o pobre na distribuição das políticas públicas do estado. Promoveu a educação e os programas de governo para que as pessoas tivessem acesso às universidades públicas, aumentando o número de instituições com a criação de novas Universidades e Institutos Federais. Os programas sociais como Fome Zero foram referências contra mazelas e os processos de exclusão social. Mesmo sem diploma, investiu em educação.
  • Dilma Roussef

    Dilma Roussef
    Primeira presidenta eleita na história política do Brasil. Era considerada, por muitos políticos, alheia às negociações que a política requer, não aceitando conchavos, entre outros atos corruptos. Em vista desse posicionamento políticos, sofreu um golpe como processo de impeachement, orquestrado por políticos desonestos e envolvidos em processos de corrupção. Foi deposta por conta de uma denúncia conhecida como "pedaladas fiscais", atualmente inocentada pela justiça.
  • Michel Temer

    Michel Temer
    Assumiu o poder após o golpe de estado, contra uma presidente legitimamente eleita. Valeu-se do golpe para assumir a Presidência da República. Fez parte de uma orquestrada ação política para tomar o poder, revelando-se um traidor do plano de governo eleito para o Brasil com Dilma Rousseff. Em seu governo, autorizou, na forma de lei, as pedaladas fiscais e impetrou uma política de caça aos direitos trabalhistas em favor dos empresários.
  • Jair Bolsonaro

    Jair Bolsonaro
    Atual presidente do Brasil, Bolsonaro foi eleito mesmo sem ter ido a nenhum debate, após uma facada durante um ato político. No poder, ele defende uma agenda de cortes, sobretudo de direitos trabalhistas, sendo favorável a uma reforma da presidência que ataca o direito dos mais pobres. Envolvido em escândalos ideológicos, tornou-se amado por extremistas e opositor de movimentos sociais que lutam por menos assimetrias sociais.