Juscelino

JK(1956) - Ditadura Militar(1964)

  • Period: to

    Mandato de JK

    O governo de JK conhecido pela estabilidade e desenvolvimento. A estabilidade era dada pela sólida aliança política PSD/PTB, a habilidade do presidente em contornar crises e o espírito conciliador de JK. Por outro lado o desenvolvimento era dado pelo Plano de Metas que tinha como slogan a frase: "50 anos em 5", ou seja, 50 anos de progresso em 5 de governo. Alem de tudo ele fez a construção de Brasilia. No entanto, um de seus maiores problemas foram todos os custos deixados por seus planos.
  • Period: to

    Construção de Brasília

    Outro plano que fazia parte do grande desenvolvimento do governo de JK que pode ser considerado um dos mais ousados e marcantes da história foi a construção de uma nova capital para o Brasil no interior, uma capital iniciada do zero para ser uma cidade do futuro, seu objetivo era a construção de Brasília.
  • Period: to

    Mandato de Jânio Quadros

    Jânio foi um candidato imbatível a presidência em 1960, procurava parecer um cara do povo, não se comprometia com nenhum partido político. Era professor de Língua Portuguesa antes de ingressar politicamente. Foi um político da era da televisão
    No entanto seu governo focou em questões secundárias.
    Assim a situação econômica do Brasil se complicava e não crescia mais no ritimo de Juscelino. Em 1961, Jânio subitamente renunciou. O congresso aceitou passivamente o pedido de renúncia.
  • Period: to

    Mandato de Jango

    Vice presidente de Jânio Quadros, Jango lançou em 1963 um plano chamado de reforma de base; incluíam quatro categorias: Agrária, tributária, financeira e administrativa. Jango prometeu mudar impostos, taxando os mais ricos, no entasnto isso atemorizou a tal ponto classe média, as elites e as Forças Armadas que acabou acelerando a conspiração que pretendia derrubá-lo. Na noite de 31 de março, houve uma marcha no Rio de Janeiro pedindo a sua renúncia. Ele renunciou pois não conseguiu resistir.
  • Golpe Militar de 1964

    Golpe Militar de 1964
    Na noite de 31 de março houve uma marcha no Rio de Janeiro pedindo a João Goulart a sua renúncia. Ao receber o manifesto, Jango partiu para Brasília numa tentativa de controlar a situação. Na capital, ele percebeu que não contava com nenhum apoio militar. Jango foi para o RS onde Brizola rentava organizar a resistência. Entretanto ele renunciou pois não conseguiu resistir e se exilou no Uruguai. Em 1964 as Forças Armadas triunfaram em tirar João Goulart do poder, iniciando a ditadura.