linha do tempo

  • NCSA MOSAIC

    NCSA MOSAIC
    No início dos anos 90, a internet era basicamente texto: mesmo os vídeos, os áudios e as imagens postadas na web estavam escondidos atrás de textos. Para ver uma foto, o usuário precisava clicar em um link para que essa imagem abrisse em uma nova janela. Isso mudou há 20 anos, quando, em 22 de abril de 1993, a web como conhecemos hoje começava a florescer e era lançada a primeira versão do Mosaic, o primeiro navegador gráfico popular da internet.
  • NETSCAPE NAVIGATOR

    NETSCAPE NAVIGATOR
    Criado por Jim Clark e Marc Andreessen, o Netscape nasceu no Vale do Silício, dentro das dependências da empresa Mosaic Communications Corporation. A companhia, liderada por Clark e Andreessen, emitiu um comunicado bastante curioso (para os nossos dias) sobre a liberação do navegador para todos, que seria feito como um Beta público.
  • EXOPLORER 1.0

    EXOPLORER 1.0
    Em 1995, a Microsoft entra na briga dos navegadores com seu Internet Explorer 1.0, parte integrante do pacote 'Plus' do Windows 95. Com isso, teve início a ‘guerra dos navegadores’. A guerra dos navegadores Web é o nome dado a um período de quatro anos (de 1995 a 1999) no qual a empresa Netscape, produtora do software browser homônimo, perde a sua liderança absoluta no mercado de navegadores para a Microsoft.
  • MOZILLA

    MOZILLA
    A Netscape anuncia a liberação do código-fonte de seu navegador. Com isso, o download do programa se torna grátis e sua programação, open-source, livre para ser usada e modificada por qualquer um. Para divulgar o código, a Netscape cria a comunidade Mozilla, que anos depois lançaria o Firefox.
  • OPERA

    OPERA
    O Opera é um navegador criado em 1994 pela empresa estatal de telecomunicações da Noruega e foi a primeira alternativa leve para os usuários. Recentemente perdeu seu posto de "navegador alternativo" para o Mozilla Firefox, mas conta ainda com uma fiel comunidade de usuários. Diversos dos recursos mais modernos existentes entre os navegadores vieram do Opera e foram copiados para os demais.
  • SAFARI

    SAFARI
    Até 2003, a plataforma Mac usava navegadores Netscape. Em 2003, a Apple anuncia seu próprio navegador, o Safari, incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3. Com uma interface simples, suas funções são básicas: Abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS e modo privado que evita que terceiros monitorem sua navegação.
  • FIREFOX

    FIREFOX
    Em 2004 é lançado o Firefox 1.0, que surgiu como uma versão mais simplificada do Mozilla. Além de ser gratuito e de código aberto, o software ficou conhecido por sua navegação por abas, apesar de não ser pioneiro na funcionalidade - o navegador Ibrowse e o Opera disponibilizaram o recurso antes.
  • CHROME

    CHROME
    Depois de muita especulação, o Google finalmente se lança no mercado de navegadores em setembro do ano passado com o Chrome, um navegador 'projetado do zero' e com a promessa de ser mais rápido, seguro e estável que os concorrentes. Entre seus pontos altos, a estrutura de processamento do programa, em que cada aba roda um processo em paralelo, o que, segundo o Google, pouparia recursos do sistema e preveniria vazamentos de memória e travamentos do computador.