História do livro didático

  • 1 CE

    Cordex (antiguidade Grega e Romana)

    Cordex (antiguidade Grega e Romana)
    Cordex foi a primeira intenção de registro em livros. Eram chapas grandes feitas de material como o pergaminho.
  • 1450

    A invenção da prensa

    A invenção da prensa
    O alemão Gutemberg criou a prensa que possibilitou a cópia de páginas escritas e a sua encadernação. Nascimento do livro compactado.
  • Primeiros livros didáticos

    Primeiros livros didáticos
    O uso do livro didático como recurso pedagógico teve início nas escolas europeias, destinadas a população rica que frequentava os liceus. Tinha como objetivo complementar os conhecimentos teológicos e literários.
  • Primeiros livros produzidos no Brasil

    Primeiros livros produzidos no Brasil
    Durante o reinado houve a produção dos primeiros livros no Brasil. Destinados aos estudos bíblicos, legislativos e medicinais.
  • Instituto Nacional do Livro didático - INL

    Instituto Nacional do Livro didático - INL
    No Brasil os livros didáticos foram sendo construídos a partir da criação do Instituto Nacional que passou a incentivar o uso dos mesmos nas escolas, principalmente de primeiras letras com a adoção de cartilhas de alfabetização e aritmética.
  • Enciclopédias e dicionários

    Enciclopédias e dicionários
    Presidente Getúlio Vargas distribui para as escolas públicas brasileiras enciclopédias e dicionários de Língua Portuguesa como importantes meios de auxílio ao aprendizado das crianças e jovens estudantes.
  • Livros didáticos no período ditatorial brasileiro

    Livros didáticos no período ditatorial brasileiro
    Nos anos de 1964 a 1984 os livros didáticos já circulavam em grande parte das escolas brasileiras, porém eram selecionados e modificados por uma comissão criada pelo governo militar.
    Os livros nesse período já apresentavam imagens coloridas e faziam menção ao patriotismo.
  • Movimento de modificação dos livros didáticos

    Movimento de modificação dos livros didáticos
    As editoras que produziam livros didáticos no Brasil, após a ditadura militar no Brasil, reuniram vários professores para a reformulação dos livros didáticos. A intenção era criar livros mais próximos das crianças e adolescentes, tanto no uso de imagens, quanto conteúdos e temas diversificados e interativos.
  • Programa Nacional do Livro Didático

    Programa Nacional do Livro Didático
    Criação do Programa para seleção, divulgação e distribuição dos livros didáticos no Brasil. Acesso gratuito a todos os alunos do ensino fundamental e ensino médio, tornando o livro didático o recurso tecnológico mais utilizado nas escolas brasileiras.
  • Livros didáticos digitais

    Livros didáticos digitais
    Editoras iniciam o processo de criação de livros didáticos digitais, inclusive disponibilizando aos professores links de acesso para a utilização de atividades complementares em sala de aula.
  • Futuro do livro didático

    Futuro do livro didático
    Esperamos chegar o tempo em cada aluno terá um tablet ou Kindle com os livros didáticos instalados, garantindo acesso rápido e interativo. Reduzirá o número de papel utilizado, bem como problemas de coluna que atualmente os alunos sofrem devido ao peso das mochilas.