História do Brasil

  • Jan 1, 1500

    Escravidao

    Escravidao
    A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios. Os escravos também trabalharam nas minas de ouro, a partir da segunda metade do século XVIII.
  • Apr 22, 1500

    conquista do territorio brasileiro

    conquista do territorio brasileiro
    No dia 22 de abril de 1500 as caravelas portuguesas comandadas por Pedro Alvares Cabral avistaram um Monte nas terras brasileiras, que logo foi batizado de Monte Pascual. Ele foi visto do litoral sul o estado da Bahia. Dois dias depois de sua chagda tiveram seu primeiro contato com os indiginas locais.
  • Period: Apr 22, 1500 to Sep 7, 1534

    ) fase pré-colonial de 1500 até 1534

    A fase pre colonial vai desde o dia de descobrimento do Brasil - 22 de abril de 1500 - ate a chegada de Martim Afonso de Souza - 30 de abril de 1530- que foi quem liderou a expedicao de colonizacao do Brasil qual veio mais ou menos 400 pessoas. Entre 1500 e 1530 Portugal fazia expedicoes ao Brasil para reconhecimento do territorio e esploracao do pau Brasil.
  • Jan 1, 1534

    Capitanias Hereditárias

    Capitanias Hereditárias
    As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares.
  • Apr 30, 1534

    nício da colonização propriamente dita - Capitanias Hereditárias e engenhos

    nício da colonização propriamente dita - Capitanias Hereditárias e engenhos
    O inicio da colonizacao no Brasil foi no dia 30 de abril de 1530. Capitanias Hereditarias foi o governo portugues que tinha soberania sobre o Brasil e entao nao tinham o dinheiro pra tomar pose de todo o territorio. Eles dividiram as terras em capitanias hereditarias e assim entregavam para burgesa portuguesa. Eles assim tomavam conta de seu territorio. Engenho e um nome dado a fazendas para a producao de acucar no Brasil colonial.
  • Mar 29, 1548

    Governo Geral

    Governo Geral
    Com o fracasso das capitanias hereditárias no Brasil no século XVI, o rei de Portugal estabeleceu o sistema de Governo-geral para controlar o domínio de seu país no território brasileiro. A principal função do governador geral era para impedir que os franceses pegassem o litoral brasileiro e garantir que as capitanias distribuídas estivessem seguras. Eles tambem cuidavam da administracao do pais.
  • Ciclo de Ouro

    Ciclo de Ouro
    As primeiras Minas de Ouro do Brasil foram descobertas pelos bandeirantes no final do século XVII, nas regiões dos atuais estados de Goiás, Cuiabá e Minas Gerais.
  • Bandeirantes

    Bandeirantes
    Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos e indigenas fugitivos e outras tarefas relacionadas. Também procuravam pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.
  • Revolta de Beckman

    Revolta de Beckman
    A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão) em 1684.
  • Revolta de Vila Rica

    Revolta de Vila Rica
    A Revolta de Vila Rica, foi um movimento social de caráter nativista que ocorreu na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto (atual Ouro Preto, Minas Gerais).
  • Conjuraçao Baiana (Revolta dos Alfaiates)

    Conjuraçao Baiana (Revolta dos Alfaiates)
    Conjuracao Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência na Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
  • Vinda da Familia real no Brasil

    Vinda da Familia real no Brasil
    A vinda da família real portuguesa para o Brasil se deu no ano de 1808, após a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte a Portugal.Essa invasão foi causada porque a França não conseguiu derrotar a Inglaterra em uma disputa militar.
  • vinda da famíla real ao Brasil

    vinda da famíla real ao Brasil
    Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves;

    Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves;
    Em 1815, no Rio de Janeiro, o príncipe regente português dom João VI assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à categoria de reino. Embora não tivesse se tornado um país independente, passava a ter condição de igualdade com a antiga metrópole do reino, Portugal.
  • retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal;

    retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal;
    A adesão das tropas do Reino ao movimento levou D. João VI a prestar juramento à futura Constituição portuguesa em fevereiro de 1821, pouco antes da nomeação de D. Pedro como regente do Brasil. Em 26 de abril de 1821, D. João e sua Corte deixam o Brasil, retornando a Portugal.
  • Indepednência do Brasil.

     Indepednência do Brasil.
    A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.Em algumas províncias do Norte e Nordeste do Brasil, militares e políticos, ligados a Portugal, não queriam reconhecer o novo governo de D. Pedro I. Nestas regiões ocorreram muitos protestos e reações políticas.
  • Period: to

    Periodo Regencial

    O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).
    Regência Trina Provisória (1831): regentes Lima e Silva, Senador Vergueiro e Marquês de Caravelas.
    • Regência Trina Perm
  • Period: to

    Segundo Reinado

    O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.
  • Abolicao da escravidao

    Abolicao da escravidao
    Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea.
  • Proclamacao da Republica

    No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
  • Period: to

    República Velha / Primeira República

    No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste m