História capítulo 2 As primeiras civilizações da Antiguidade Oriental

By Triggo
  • 1 CE

    Introdução

    As civilizações mais antigas, surgiram ao longo de grandes rios, como o rio Nilo no Egito e os rios Tigre e Eufrates, como é o caso da Mesopotâmia. O mais importante para a construção dessas civilizações foi a capacidade inventiva dos homens, assim como a complexidade dessas civilizações advém da criação organizações religiosas e políticas. Nessas civilizações a lei era sagrada.
  • 2

    Egito parte 1

    Egípcios desenvolveram-se às margens Nilo,localizado na África.Uma série de fatores facilitou o desenvolvimento da dos egípcios como,a área é cercada pelo deserto do Saara,uma barreira natural que dificultava a chegada de invasores. E nos meses de verão a chuva provocava inundações que fertilizavam a terra.Os egípcios desenvolveram um sistema de produção nas margens do rio.Nesse período o Egito era dividido em Alto e Baixo Egito, sendo o Alto Egito mais pobre.
  • 3

    Egito parte 2

    Menés possibilita a unificação do Egito.O império era administrado pelo Faraó, que era considerado uma divindade, ele exercia funções religiosas, por ser uma divindade, função militar, embora raramente lutasse em conflitos, além de uma função administrativa, embora sempre coordenando terceiros para realizar o trabalho, e também função jurídica na qual lhe cabia julgar utilizando seus critérios. O Egito antigo é separado em 3 períodos, Antigo, Médio e Novo Império.
  • 3

    Egito parte 3. Antigo império.

    Nesse período da história egípcia a capital era a cidade de Mênfis. Foi nesse período que foram construídas as grandes Pirâmides, além de um alastramento do uso da irrigação e uma expansão da agricultura. Os egípcios tinham princípios religiosos que incluíam a crença na vida após a morte, por isso os Faraós eram sepultados com registros de objetos, bens, nomes de familiares etc. Tudo que fosse necessário para o morto usufruir na eternidade
  • 4

    Primeiro período intermediário.

    Graças aos custos das construções das Pirâmides, e com a ampliação dos canais de irrigação, houve disputas entre os nobres pelo poder e pelo poder e pelo enfraquecimento do poder exercido pelo Faraó, isso gerou um colapso do sistema unificado da agricultura.
  • 5

    Egito parte 4. Médio Império.

    No médio império houve a reunificação política. Governos fortes expandiram domínio para o sul do Egito, e a capital foi transferida para Tebas. A prosperidade nesse período foi baseada no trabalho servil e no domínio do Núbia, uma região rica em ouro. Houve um favorecimento do comércio com áreas no Mediterrâneo.Com essa prosperidade no comércio permitiu um reflorescimento cultural com desenvolvimento da pintura
  • 5

    Egito parte 5. Segundo período intermediário.

    O período de enriquecimento foi marcado por novas disputas, e no Segundo período intermediário, os núbios se libertaram do domínio egípcio.Também houve um grande fluxo migratório para o Egito de povos asiáticos vindos de desertos em busca de alimento. O principal grupo era dos hicsos, que acabaram dominando o Egito, devido suas capacidades elevadas no que tece à batalhas. Com sua expulsão dessa área, houve o início do novo império.
  • 6

    Egito parte 6. O Novo império

    Nesse período,a capacidade militar dos egípcios havia sido consagrada.Os Faraós tomaram medidas para expandir e consolidar seus territórios até a Ásia.As áreas dominadas tinham de pagar tributos e ceder escravos.Nesse período houve muita riqueza e prosperidade para o Egito.Fim do isolamento egípcio.Após tanta prosperidade o Egito entrou em um período de decadência,devido a agitações internas.O Egito volta a ser dividido em Alto e Baixo Egito.Sucessivamente foram dominados
  • 7

    Religião Egípcia.

    A religião egípcia era politeísta, e os egípcios acreditavam na vida após a morte. O Faraó era considerado filho dos Deuses. A perspectiva de vida após a morte era o motivo para importantes rituais de preservação dos corpos.
  • 8

    Egito parte A vida em sociedade e outros aspectos da cultura egípcia

    Na Pirâmide social do Egito,não havia mobilidade social,o Faraó estava no topo da hierarquia,e na base haviam os escravos, .A maioria da população era camponesa,os artesãos trabalhadores mais qualificados e de maior prestigio, porém com mais destaque ainda, tem os Escribas,responsáveis pelo registro da lei, soldados e sacerdotes também tinham bastante poder.Comerciantes tinham papel modesto, pois não havia comércio interno desenvolvido. Também há destaque deles na matemática, arquitetura etc.
  • 9

    Introdução Mesopotâmia

    Vários Povos se fixaram nessa região e desenvolveram a agricultura e o comércio, favorecidos pelos rios e pela extensa área fértil.Na primavera, havia grandes cheias com um potencial destruidor, nisso foram abertos canais e diques que absorviam o aumento do leito do rio na época das enchentes, essas obras geraram disputas pois muitos desvios de rios secavam facilmente.Um problema enfrentado, era a salinização do rio, que deixava as terras inférteis
  • 10

    Os povos da Mesopotâmia 10

    Diferente do Egito, na Mesopotâmia não havia defesas naturais, o que facilitava a presença de diferentes grupos. Atribui se aos Sumérios os feitos da primeira civilização Mesopotâmica, com o surgimento das cidades e da escrita. Ao norte outro grupo se fixou os Acadianos, eles começaram a rivalizar com os Sumérios pelo domínio de canais de irrigação.A situação política entre as cidades era instável. Sargão uniu áreas sumérias e arcadianas, fundou se o primeiro império, que iniciaram uma expansão.
  • 11

    A religião e acultura dos sumérios.

    Durante a união entre os Sumérios e os Arcadianos, houve associação de elementos entre os dois povos, os mitos sumérios se mantiveram presentes.Os Mesopotâmicos acreditavam que as forças divinas interferiam nos rumos do mundo, os homens eram servos de Deus. Com o passar do tempo, eles adquirem o domínio da escrita, a escola era um lugar privilegiado, onde se formavam escribas.
  • 12

    O Domínio da Babilônia

    As regiões da Suméria e da Acádia,viram a ascensão da Babilônia, que emprestou seu nome a toda área sob sua influencia.A Mesopotâmia viveu novas disputas entre as cidades que buscavam impor sua hegemonia sobre as demais.Os Mesopotâmios foram dominados por Isin e Larsa, até a ascensão da Babilônia e seu domínio imperial e unificado e liderados por Hamurábi, que fortaleceu as fronteiras.As cidades pararam de ser independentes. Nesse período surge o código de Hamurábi, um conjunto de leis
  • 13

    Domínio Assírio

    Assírios habitavam a região ao norte da Mesopotâmia, e eram fortemente militarizados. Séculos mais tarde, dominaram várias regiões, como a Babilônia, o objetivo básico deles era, obter vantagens comerciais e benefícios econômicos com a imposição de tributos de guerra. A forma de domínio dos assírios despertou Resistência e uma coalizão de povos que destruiu o poder assírio babilônios ficaram com parte das terra, nisso surgi o Segundo império Babilônico.
  • 14

    14 Segundo Império da Babilônia.

    O Neobabilônico,herdou as estruturas de arrecadação e a grandeza dos assírios.Houve uma mudança populacional devido a inviabilização da produção agrícola.O campo viu desaparecer os pequenos proprietários livres. Nesse período grandes muralhas foram construídas e também os jardins suspensos.Nesse período o desenvolvimento científico foi considerável.Foi nesse período que foi construída a torre de babel. Mais tarde, os Persas dominam o local, encerrando a babilônia.
  • 15

    Os povos do Mediterrâneo 1 Hebreus parte 1

    Os hebreus, são pioneiros na prática religiosa monoteísta. Eles tiveram sua origem na Mesopotâmia e emigraram para a região da Palestina.No antigo testamento há vários fatos que narram sua história. Os hebreus originalmente habitavam a região de Ur, e se organizavam em clãs.Após Abraão ouvir um chamado para conduzir seu povo para a terra santa, nesse momento viraram monoteístas.
  • 16

    16 Hebreus parte 2

    Os hebreus migram para o Egito,depois tempos ruins,no Egito são escravizados e libertos por Moisés,que iria conduzi-los de volta a terra santa, através do Mar vermelho,aí Moisés recebe os dez mandamentos enviados por Deus .Nela contém regras morais e religiosas. Após chegarem a terra prometida,há uma centralização entre as 12 tribos, que posteriormente se dividem em 2 tribos, essa separação os enfraqueceu e eles acabaram sendo dominados várias vezes,até quem 1948,os Judeus voltam a ter um país
  • 17

    17 Os Fenícios

    Se instalaram no que corresponde hoje ao Líbano, caracterizou-se pela arte da navegação e pelo intenso comércio.Organizaram-se em cidade estado, sem nenhuma subordinação política. O intenso comércio para ser mais ágil, precisava de uma língua menos complexa, assim inventaram o alfabeto com 22 letras.
  • 18

    18 Os persas

    O império persa ocupava a área iraniana.O imperador Ciro expandiu seus domínios pela ásia menor e Babilônia,
    e tentou em vão conquistar a Grécia.O vasto império sucumbiu perante o poderio de Alexandre o Grande.O império organizava-se em Satrapias, que tinham autonomia,que só era concedida aos que seguissem as normas.Havia uma enorme e eficiente rede de espionagem que garantia lealdade das Satrapias,o que facilitou esse domínio foi a estrada real. Desenvolveram religiosidade segundo Zaraustra.