Evolução do Pensamento Climático

  • 1000 BCE

    Começo do pensamento climático por parte dos Gregos.

    Naquela época, eram atribuídos aos deuses fênomenos naturais como raios, trovões, chuvas, secas, etc. Apesar disso, os gregos foram os primeiros a registrar de forma mais coerente suas reflexões sobre o comportamento do clima feitas a partir de suas observações sobre as diferenças em diversos lugares e através de viagens pelo Mediterrâneo.
  • 1 BCE

    O Imperialismo Romano e a queda da produção intelectual.

    Os romanos se interessavam apenas em expandir seu império e não tinham nenhum interesse sobre os conhecimentos da natureza. Com o advento do cristianismo, houve um desinteresse maior ainda sobre explicar os fenômenos da natureza por ela mesma, pois, para a igreja, os fenômenos da natureza aconteciam por forças divinas, e isso fez com que a ciência ficasse "escondida" por quase mil anos.
  • Renascimento e a retomada dos avanços científicos.

    O surgimento do termômetro, inventado por Galileu Galilei em 1593, marcam uma retomada nos interesses sobre os estudos do clima. Esse interesse volta a partir de movimentos como o Renascimento, e após isso, os saltos foram sendo cada vez maiores. Esses estudos eram importantes na expansão do capitalismo na Europa e por isso se desenvolveu de forma bastante rápida.
  • A GeoPolítica da Guerra e do Clima.

    O conhecimento sobre o clima ajudou nas duas guerras mundiais que ocorreram no mundo no século XX, pois era importante fazer um monitoramento das condições climáticas para se preparar um ataque. Após os períodos de guerra, com o desenvolvimento da tecnologia e da ciência (técnico-científico) foram criados inúmeros aparelhos mais precisos em termos de análise da atmosfera. Na década de 60 do século XX, o lançamento de satélites meteorológicos permitiu um estudo mais avançado.
  • As tecnologias do Clima.

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) criada em 1950, desenvolve pesquisas e monitora de forma contínua a atmosfera da Terra e disponibiliza essas informações. A internet proporciona a todas as pessoas, informações sobre esses estudos, e uma popularização da climatologia, pois possibilitou um maior conhecimento sobre a dinâmica atmosférica planetária e regional e também na elaboração de pesquisas.