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Artefatos Tecnológicos e Educação

  • 10,000 BCE

    Pinturas Rupestres

    Pinturas Rupestres
    Os primeiros registros gráficos do pensamento humano foram encontrados em materiais como paredes de cavernas, ossos, pedras de animais.
  • 6000 BCE

    Linguagem Escrita: do pictograma à escrita alfabética.

    Linguagem Escrita: do pictograma à escrita alfabética.
    Durante milhares de anos os homens sentiram a necessidade de registrar as informações e construíram progressivamente sistemas de representação. Desenvolvida também para guardar os registros de contas e trocas comerciais, a escrita tornou-se um instrumento de valor inestimável para a difusão de idéias e informações. Foi na Antiga Mesopotâmia, há cerca de 6 mil anos atrás, que se desenvolveu a escrita ideográfica, um dos inventos na progressão até a escrita alfabética, agora usada mundialmente.
  • 4000 BCE

    Papiro

    Papiro
    A evolução da escrita está intimamente ligada à utilização do papiro pelos escribas. As folhas de papiro escritas eram emendadas e formavam rolos. Os rolos de papiro, criados pelos egípcios, eram chamados Volumem (rolos). O volumem dificultava a leitura, pois o leitor tinha de mantê-lo aberto, utilizando as duas mãos. O título do livro era escrito no final do rolo.
  • 105

    Invenção do papel

    Invenção do papel
    O papel, como conhecemos hoje, foi inventado pelos chineses há mais de dois mil anos, a partir da cortiça da amoreia, árvores onde se aninham os bichos da seda. Comerciantes e navegadores viajavam até o Oriente para buscar esse tipo de papel. Em meados do século XIII, a Europa começou a fabricar papel. Essa atividade estimulou a escrita e a produção de livros. A partir de então, surgiram algumas formas de impressão gráfica.
  • 1430

    Invenção da imprensa

    Invenção da imprensa
    A invenção da máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de livros. Após a invenção da imprensa, imprimir e compor livros deixaram de ser práticas manuais e artesanais e tornaram-se uma produção em série mecanizada.
  • Instrução pública

     Instrução pública
    Os estudos sobre a instrução pública de países da Europa ampliam-se durante o século XIX. O avanço da industrialização apela para uma mão de obra cada vez mais qualificada,gerando a necessidade de escolas, assim os debates sobre o ensino público ganham mais
    visibilidade, necessitando um sistema educacional que atenda os interesses sociais período.O projeto de instrução pública evidenciada no século XIX propunha o progresso material,
    intelectual e moral dos homens.
  • A lousa escolar

    A lousa escolar
    A lousa ou quadro negro surge como um suporte técnico-material
    de relevância das práticas escolares da escola.
  • O mimeógrafo

    O mimeógrafo
    Em 8 de agosto de 1876,o mimeógrafo foi patenteado. Antes da fotocopiadora se popularizar, o sistema de cópia mais comum nas escolas era o mimeógrafo, cujo processo de impressão funcionava da seguinte maneira: o texto era escrito sobre uma folha chamada estêncil, que continha carbono, e aparecia na outra face do papel. A folha então era colocada sobre um rolo com a parte escrita para cima, e uma manivela era girada para exercer pressão e liberar a tinta que ia na folha em branco.
  • Invenção da caneta esferográfica

    Invenção da caneta esferográfica
    As canetas esferográficas, principal modelo usado atualmente, surgiram em 1937 por meio do húngaro Lásló Bíró, o qual se baseou em uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a velha caneta-tinteiro.
  • O rádio nas escolas

    O rádio nas escolas
    O rádio, desde seu aparecimento, constituí-se como um veículo de massa. A aprendizagem foi praticada nos anos 60 e 70 para alfabetizar jovens e adultos, com o objetivo de educação supletiva e capacitação para o trabalho.
  • Retroprojetor Escolar

    Retroprojetor Escolar
    Retroprojetores foram bastante usados para projetar em uma tela, ou na própria parede, imagens, textos ou qualquer registro gráfico que pudesse ser impresso em uma transparência. Os retroprojetores permitiam também que o professor fizesse anotações, em tempo real, utilizando as transparências e canetinhas coloridas especiais. O equipamento possui uma lâmpada que vez por outra queimava e sempre custava caro.
  • Teleaulas e Videoaulas

    Teleaulas e Videoaulas
    A partir da popularização da televisão e a interação com o professor tradicionalmente se efetivou por meio de materiais impressos e videoaulas, recursos estes aos quais, mais recentemente, somaram-se as teleaulas. No que diz respeito à diferença entre teleaula e videoaula, Moran (2009) entende teleaula como aquela aula realizada a distância na qual o professor é visto pelos alunos ao vivo, em tempo real, e videoaula como a aula gravada à qual posteriormente o aluno tem acesso.
  • TV e video cassete

    TV e video cassete
    O video cassete surgiu no Brasil na década de 80. Os primeiros aparelhos eram importados, e a inserção no universo escolar ocorreu de maneira gradativa. O uso desses artefatos nas escolas eram considerados aliados do professor na explanação dos mais diversos assuntos, dos atuais aos antigos, possibilitando uma viagem no tempo com as produções de época e analisando o futuro com base nas notícias vinculadas sobre as grandes descobertas científicas.
  • Computadores

    Computadores
    Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 60 dominando o mercado durante 1965-1990 .
    Os computadores pessoais,microcomputadores ou micros e se referem a pequenos computadores encontrados, em geral, em escritórios, salas de aula e nos lares.
  • Softwares Educacionais

    Softwares Educacionais
    Com a chegada do computador pessoal em 1975, os usuários não mais dependiam de universidades ou apoio do governo para desenvolver softwares, podendo fazê-lo em suas casas e escolas. No início dos anos oitenta, a disponibilidade de PCs fomentou a criação de empresas e organizações sem fins lucrativos especializadas em software educativo.
  • Redes Digitais

    Redes Digitais
    Da tecnologia digital estabelecem-se relações multidimensionais entre emissores-receptores e vice-versa num espaço intangível que vem sendo chamado de realidade virtual. interatividade e a multidirecionalidade (jogos, compras, educação (EAD), acesso à informação as comunidades distantes, entre outras influencias na sociedade contemporânea.