Cultura digital - Fases da cibercultura

  • Web 1.0

    início do uso da internet, suas funcionalidades e recursos, através do uso de páginas estáticas para repassar informações. Não havia, assim, condições dos usuários interagirem ou até mesmo produzirem e disponibilizarem algum tipo de conteúdo. Altavista, Cadê e Geocities eram sites famosos nessa época.
  • Web 2.0

    Surge um novo tipo de experiência para o usuário da internet, dando poder para qualquer pessoa produzir, publicar e compartilhar conteúdos via internet. Também é reconhecida pela criação das redes sociais, dos MOOCs e da aprendizagem em rede.
  • web 3.0

    Tem-se mais interatividade através da organização e uso inteligente de todo conhecimento e das ferramentas já disponíveis na internet. Isso contribuiu para o acesso de melhor qualidade pela potencialização da linguagem e do uso de meios mais interativos (Web Semântica também conhecida como Web Inteligente). Um exemplo são os assistentes inteligentes como a Siri, da Apple e o Google Assistente.
  • web4.0

    Perspectivas ainda mais inovadoras pelo uso complexo da inteligência artificial. Criação de sistemas operacionais ainda mais inteligentes e dinâmicos, com capacidade de dar conta das interações dos usuários.