As Origens

Timeline created by Marcos Gabriel
  • 250,000 BCE

    Pedra lascada

    Pedra lascada
    Período da pré-história que começou há cerca de 2,5 milhões de anos, quando os antepassados do Homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros.
    Fonte: pt.wikipedia.org
  • 65,000 BCE

    Educação Física primitiva

    Educação Física primitiva
    Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.
  • 4,000 BCE

    A origem de todas as línguas

    A origem de todas as línguas
  • 2,000 BCE

    Origem da língua chinesa

    Origem da língua chinesa
    A escrita chinesa é uma das mais antigas e mais usadas no mundo. Sua origem data mais de 4.000 anos. Sua invenção e aprimoramento contribuíram muito para o enriquecimento da cultura chinesa. Os primeiros indícios da escrita foram encontrados gravados em cavernas, cascos de tartarugas e ossos.
  • -623 BCE

    Mitologia

    Mitologia
    Um mito é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, relacionada a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas. Sobre deuses.
  • -501 BCE

    Surgimento da filosofia

    Surgimento da filosofia
    A filosofia surgiu na antiga Grécia pela atuação de um grupo de filósofos conhecidos como pensadores pré-socráticos. O que caracteriza a filosofia dos pré-socráticos é a visão racional acerca dos fenômenos concernentes à natureza, também chamados de Naturalistas. (https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/surgimento-da-filosofia/)
  • -500 BCE

    Código de Hamurabi

  • -469 BCE

    Sócrates

    Sócrates
    Sócrates foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática. E considerado o homem mais inteligente do mundo daquela época
  • -428 BCE

    Platão

    Platão
    Foi um racionalista e filósofo que criou a teoria das ideias no período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
  • -400 BCE

    Teatro

    Teatro
    A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
  • -384 BCE

    Aristóteles

    Aristóteles
    Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Autor do primeiro sistema abrangente de filosofia ocidental.
  • -301 BCE

    Filosofia na idade antiga

    Filosofia na idade antiga
    Chamamos de Filosofia antiga o período que data desde a sua criação, no século VI a.C. até a queda do Império Romano, quando os pensadores gregos começaram a se fazer inúmeras perguntas sobre a racionalidade humana, e tentaram encontrar explicações para absorver o entendimento de sua própria natureza. (google.com)
  • -300 BCE

    Teoria da Abiogénese

    Teoria da Abiogénese
    Uma das primeiras teorias propostas foi a da abiogênese, também conhecida como teoria da geração espontânea. A teoria da abiogênese afirmava que a vida surgia de matéria inanimada, ou seja, de um material sem vida. E foi aceita até 1862
  • -201 BCE

    Alquimistas

    Alquimistas
    Os alquimistas foram pessoas que ajudaram muito para o surgimento da química, eles não sabiam da importância que estavam fazendo, se sabe muita pouca coisa sobre eles, pois vários fatores fizeram com que a história deles fossem apagadas, para eles todos os metais se transmutavam para o elemento ouro.
  • -200 BCE

    origem da lingua francesa

  • -1 BCE

    Pintura rupestres

  • 300

    origem da lingua japonesa

  • 354

    Santo Augustinho

    Santo Augustinho
    Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental.
  • 400

    Cinismo

    Cinismo
    O cinismo foi uma corrente filosófica fundada por Antístenes, discípulo de Sócrates e como tal praticada pelos cínicos. Para os cínicos, o propósito da vida era viver na virtude, de acordo com a natureza.
  • 401

    Origem da língua inglesa

    Origem da língua inglesa
    O inglês é uma língua germânica ocidental que se originou a partir dos dialetos anglo-frísio e saxão antigo trazidos para a Grã-Bretanha por colonos germânicos de várias partes do que é hoje o noroeste da Alemanha, Dinamarca e alguns Países Baixos.
  • 401

    filosofia na idade media

  • 401

    Origem da língua espanhola

    Origem da língua espanhola
    Originou-se do Latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica. Mais tarde recebeu o nome de castellano (castelhano) ou língua castellana (castelhana), por ocasião da residência dos reis no reino medieval de Castilla.
  • 950

    Métodos científicos

    Métodos científicos
    Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos. Foi construído há cerca de mil anos as bases do que seria o método científico atual, com o trabalho do cientista Ibn Al- Haytham nos seus estudos sobre ótica.
  • 1000

    Idade dos metais

  • 1001

    Origem da língua portuguesa

    Origem da língua portuguesa
    O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na península Ibérica pelos conquistadores romanos. Damos o nome de neolatinas às línguas modernas que provêm do latim vulgar. No caso da Península Ibérica, podemos citar o catalão, o castelhano e o galego-português, do qual resultou a língua portuguesa.
  • 1101

    Trovadorismo

    Trovadorismo
    O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo.
  • 1200

    Origem da língua alemã

    A língua Alemã foi oficializada em 1800, os irmãos green criaram um dicionário, os estudos e ensinamentos da língua foram baseadas nesse dicionário, isso durou por mais de 100 anos nos países que falavam alemão na época, porém esses países sentiram uma dificuldade em ir passando o idioma de geração em geração, então em 1996 eles se reúnem em Viena, na Áustria, e resolvem simplificar a língua, para as pessoas que já conheciam o alemão tradicional poderia continuar, mas nas escolas era obrigatório
  • 1493

    Filosofia na idade moderna

    Filosofia na idade moderna
    Filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XIX, mas a filosofia desenvolvida dentro desse período está fragmentada em vários sub-tópicos, e escolas de diferentes.
  • Experimento de Redi

    Experimento de Redi
    Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze. Após instantes da preparação, analisou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne contido no frasco descoberto. E então ele desmentiu a teoria da Abiogênese
  • Lavoisier

    Lavoisier
    Antoine Laurent de Lavoisier foi um químico francês, considerado o pai da química moderna, Enunciou a “Lei da Conservação das Massas” (Lei de Lavoisier). Foi um dos pioneiros nos estudos de Química. Autor da frase “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
  • Teoria da evoluçao dos modelos atomicos

    Teoria da evoluçao dos modelos atomicos
    São quatro as principais teorias atômicas estudadas nessa evolução: Modelo atômico de Dalton; Modelo atômico de Thomson; Modelo atômico de Rutherford; Modelo atômico de Rutherford-Bohr;
  • Karl Marx

    Karl Marx
    Marx (1818-1883), foi um filósofo e um revolucionário socialista . Marx argumentava que a classe trabalhadora deveria realizar uma ação revolucionária para derrubar o capitalismo e provocar mudanças sócio-econômicas (https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx)
  • Teoria sobre a origem da vida

    Teoria sobre a origem da vida
    A Vida na Terra terá surgido á cerca de 3400 M.a. O francês Louis Pasteur fez uma série de experiencias para comprovar sua teoria e eliminar a ideia de geração espontânea. Ele provou a sua teoria, explicando com suas experiências que: a vida surge sempre de outra vida, preexistente.
  • Teoria da Biogênese

    Teoria da Biogênese
    A lei da biogênese, atribuída a Louis Pasteur, é resultante da observação de que seres vivos provêm apenas de outros seres vivos, através da reprodução. Ou seja, que seres vivos não se formam diretamente a partir de materiais não vivos em forma como proposta na geração espontânea.
  • Max Weber

    Max Weber
    Karl Emile Maximilian Weber (1864-1920), foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber)
  • Émile Durkheim

    Émile Durkheim
    Durkheim foi o primeiro a estudar o suicídio, ele diz que mesmo que seja uma decisão individual era um fato social. Para Durkheim existe 3 tipos de suicídio; Suicídio egoísta; altruísta e anômico.
    No suicídio egoísta, é quando a pessoa está frustrada com sua vida, e acha que não tem mais um porque de viver.
    No suicídio altruísta, é quando a pessoa morreria pela sociedade, como os terroristas.
    O suicídio anômico, é quando a pessoa perde seus objetivos da vida, como não passar em um vestibular.
  • Nicolau II

    Nicolau II
    Foi o último Imperador da Rússia, também é conhecido como São Nicolau o Portador da Paixão pela Igreja Ortodoxa Russa. Oficialmente, era chamado Nicolau II, Imperador e Autocrata de Todas as Rússias.
    Filho de Alexandre III, governou desde a morte do pai, em 1 de novembro de 1894, até sua abdicação em 15 de março de 1917, quando renunciou em seu nome e no nome de seu herdeiro, passando o trono para seu irmão.
  • Filosofia Contemporânea

    Filosofia Contemporânea
    A filosofia do século XX trouxe uma série de desenvolvimentos teóricos contrários em relação ao que se refere à validade do conhecimento através de conceitos e abstrações absolutas, isto é, afirmações universais ou leis gerais.
  • Geografia crítica

    Geografia crítica
    A geografia crítica esta presente na escola alemã e na francesa, muito criticada, está geografia defende as necessidade do homem, onde a relação do homem, a natureza e o trabalho.
  • Primeira guerra mundial

    Primeira guerra mundial
    A Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, formada por França, Rússia e Reino Unido. As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, centenas de dias entrincheirados, lutando para conquistar pequenos territórios.
  • Revolução Russa

    Revolução Russa
    A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a autocracia russa. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
  • Facismo na Itália - Benito Mussolini

    Facismo na Itália - Benito Mussolini
    Fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista que ganhou destaque no início do século XX na Europa e teve origem na Itália.
  • A grande depressão

    A grande depressão
    A Grande Depressão foi a crise mais devastadora da história americana. Ela teve início em 24 de outubro de 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, mas suas raízes começaram a surgir muito antes, enquanto os EUA ainda viviam a euforia de ter superado o Reino Unido como maior potência mundial.
  • Segunda Guerra Mundial

    Segunda Guerra Mundial
    A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939-1945, envolvendo a maioria das nações do mundo. Organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares.
  • Teoria do Big Bang

    Teoria do Big Bang
    A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo George Gamow e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître. Utiliza como base a teoria da relatividade de Albert Einstein, segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 13 e 14 bilhões de anos atrás, criando o espaço-tempo.