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    Teatro Anchietano

    Teatro Anchietano
    Era aplicado como forma de ensinar
    aos índios, e também aos alunos do colégio, a cultura e religiosidade portuguesa
  • Barroco nordestino

    Barroco nordestino
    Nas cidades mineiras, da fusão do classicismo árcade e acadêmico, ecoava, pelas paredes dos casarões, a arquitetura católica que oferecia cruzes nos adros
    e telhados e uma urbanização rococó composta de novos profetas e novas formas de talhar a
    cultura viva.
  • Realismo

    Realismo
    A fantasia do Novo Mundo atrelava-se ao “realismo lusitano” (HOLANDA, 2010) para se constatar que, para viver o Paraíso Terreal, era preciso evangelizar e dominar. O realismo português somava-se à fantasia do novo colo para que se criassem estratégias linguísticas, discursivas e culturais que
    efetivassem com êxito a colonização.
  • Catolicismo carnavalizado

    Catolicismo carnavalizado
    Mesmo abrigando um processo violento do sujeito católico ao dominar o outro, muito bem estudado por Bosi em Dialética da colonização (1996),
    é relevante que isso tenha acontecido com a utilização da poesia e do teatro, do sermão e da performance durante as missões, conflitos com índios e europeus, e, principalmente, nos festejos em dias de santo. O clamor do pecado e o sarcasmo impositivo-devocional caminharam juntos sob a aura de um cristianismo prático e econômico