Antecedentes e consequências da Revolução dos Cravos

  • Golpe de Estado de 28 de Maio

    Golpe de Estado de 28 de Maio
    A Revolução de 28 de Maio foi um pronunciamento militar de cariz nacionalista e antiparlamentar que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando à implantação da Ditadura Militar, transformada, após a aprovação da Constituição de 1933, em Estado Novo.
    Esta revolução começou em Braga, comandada pelo general Gomes da Costa, sendo seguida de imediato em outras cidades como Porto, Lisboa, Évora, Coimbra e Santarém.
  • Period: to

    O Reviralho

    Reviralhismo é a actividade política pró-insurreccional desenvolvida pela oposição republicana, democrática e liberal ao regime ditatorial saído do Golpe do 28 de Maio, e que procurou, através de revoltas, a reposição da situação democrática e das liberdades individuais e públicas.
    Isso levou o país a um clima de quase guerra civil que dificultou a consolidação do regime ditatorial e obrigou os seus dirigentes a tentar a conciliação com o republicanismo conservador.
  • Entrada em vigor da Constituição de 1933

    Documento fundador do Estado Novo elaborado por um grupo de professores de Direito convidados e coordenados por António de Oliveira Salazar.
    Marcello Caetano, que secretariou o processo de revisão do articulado do projecto, destacou o papel técnico de Domingos Fezas Vital, professor Direito Constitucional da Universidade de Coimbra.
    O projecto foi objecto de apreciação pelo Conselho Político Nacional e publicado na imprensa para discussão pública.
  • Period: to

    Guerra Colonial