Ditadura 2.0

a historia da ditadura

  • Eleição de Jânio Quadros e João Goulart

    Eleição de Jânio Quadros e João Goulart
    Eleição de Jânio Quadros como Presidente da República e João Goulart como Vice-Presidente da República.
  • Renúncia de Jânio Quadros

    Renúncia de Jânio Quadros
    Jânio Quadros renúncia seu cargo de Presidente da República, fato que abriu espaço para João Goulart assumir.
  • Period: to

    Parlamentarismo

    João Goulart assume a presidencia,perdendo o poder de elaborar leis, orientar a politica externa, elaborar a proposta orçamentaria, entre outros.
  • Period: to

    Presidencialismo de João Goulart

    Joao Goulart assumiu a Presidência (1961)com seus poderes reduzidos(parlamentarismo), e somente algum tempo depois (1963) Jango conseguiu todos os Poderes de um Presidente da República através do Plebiscito de 1963 onde o sistema presidencialista foi escolhido pelo povo.
  • O comício central do Brasil

    O comício central do Brasil
    Foi quando o presidente João Goulart defendeu as reformas de base propostas pelo seu governo, cujo algumas são: as reformas agrárias e o controle de capital estrangeiro.
  • Period: to

    Golpe

    Derrubada ilegal do governo constitucionalmente legítimo.
  • Ato Institucional N°1

    Ato Institucional N°1
    Promulgado pelas Forças Armadas, Poder Constituinte da época, busca esclarecer que ''a revolução não procura legitimar-se através do congresso'',mas sim, legitimar a si próprio e legitimar o congresso.
  • Period: to

    Presidência de Castelo Branco

    Foi o primeiro presidente da ditadura e foi um dos articuladores do Golpe de 1964. Uma das primeiras medidas do seu governo foi promulgar o AI N°2, que aboliu o pluripartidarismo (quando três ou mais partidos assumem o controle do governo) e consedeu poderes ao presidente da república para cassar mandatos de deputados.
  • Period: to

    Presidência de Costa e Silva

    Foi o segundo presidente da ditadura e seu governo foi a fase mais dura e brutal da ditadura. Sob o governo Costa e Silva foi promulgado o AI nº5, que lhe deu poderes para fecher o congresso nacional
  • Ato institucional N°5

    Ato institucional  N°5
    Costa e Silva decretou o AI.N°5 com medidas que o davam poder para combater grupos subversivos, pois neles enxergava pertubações da ordem democrática promovida pela ditadura. Nos artigos, o presidente ganha liberdade para suspender direitos políticos, proibir manifestações politicas, confiscar bens, suspender garantias constitucionais, baixar atos complementares e decretar estado de sitio.
  • Ato institucional N°13

    Ato institucional N°13
    Autorizava banir do território nacional todos os brasileiros que fossem considerados nocivos ou perigosos a segurança nacional.
  • Ato Institucional N°17

    Os militares que fossem contra a Revolução,com princípios contrários, seriam afastados para a reserva. Podendo ser reintegrado às Forças Armadas caso voltassem atrás e se convertessem a Revolução
  • Period: to

    Presidência de Médici

    Foi o terceiro presidente da ditadura, durante o seu mandato aconteceu o chamado "milagre da economia" quando ouve o aumento de 55,84% do PIB e 42,15% da renda per capita. Foi também um período marcado com muitos assassinatos e torturas sendo assim caracterizado como: anos de chumbo.
  • Period: to

    Presidência de Geisel

    Foi o quarto presidente da ditadura. Iniciou o período de transição para a democracia liberal, com isso algumas perrogativas dos atos institucionais foram expiradas com a cassação dos direitos políticos do AI N°1 e a proibição do AI N°5.
  • Ato institucional N°11

    Ato institucional N°11
    Sob o governo do presidente Geisel começa a introdução da democracia com o surgimento de partidos políticos com a exigência dos perdidos políticos sob as exigências deste artigo.
  • Period: to

    Presidência de Figueiredo

    Foi o último presidente no período da ditadura. E seu mandato foi marcado com a continuação da abertura política do governo Geisel.