Ciência da Informação

  • surgimentos de bases

    De 1917 até meados da década de 1930: surgimento das bases para o desenvolvimento de um sistema de informação científica no país. Nacionalização das bibliotecas privadas e institucionais, criação de agências que traduziam e publicavam a literatura científica, e implementaçao de políticas e cursos para o treinamento de profissionais que pudessem trabalhar com a literatura científica recebida e produzida no país
  • Intitulação do termo "Documentação"

    O final so século XIX e o início do século XX foi marcado pelo pioneirismo de Paul Otlet e Henri de La Fonfaine com o chamado "Movimento da Documentação", que tinha objetivo de desenvolver técnicas de organizar as diferenças fontes de investigação científica e de fornecer informação para a recuperação de documento.
  • pós guerra

    Acabava a guerra e a informação mantida secreta naquele período seria colocada a disposição do mundo. Designado pelo presidente Roosevelt o Doutor Vannevar Bush, foi de 1938 a 1942 o responsável pelo Comitê Nacional de Pesquisa depois Office for Scientific Reserach and Development; a missão de. Bush foi congregar cerca de 6.000 cientistas americanos e europeus para direcioná-los ao esforço de guerra.
  • problemas com a informação

    Bush escreveu sobre o problema da informação em ciência e tecnologia e os possíveis obstáculos que, poderiam ser encontrados na sua organização e repasse a sociedade. Entraves estariam localizados nos seguintes pontos:
    a) formação inadequada de recursos humanos adequados para lidar com o volume de informação,
    b) fraco instrumental de armazenamento e recuperação da informação existente
    c) o arcabouço teórico existente para a área não explicava ou solucionava as práticas de informação da época.
  • Explosão da informação

    A década de 1940 foi marcada pelos avanços tecnológicos proporcionados pela Segunda Guerra Mundial, onde o tratamento da informação foi aplicado para o controle das pesquisas e literaturas como uma respostas gerados pela explosão da informação. Assim alavancaram um processo de avanços como nunca antes observado na história da sociedade, onde a informação passou a ser cobiçado por interesses sociais, políticos, científicos e tecnológicos.
  • data fundadora da publicação do artigo de Vannevar Bush

    Vannevar Bush pode ser considerado o pioneiro da ciência da informação e 1945 sua data fundadora pela publicação do seu artigo. Ele indicou uma mudança de paradigma para a área de informação em ciência e tecnologia, que envolvia: seus profissionais, seus apetrechos de trabalho e falta de condições teóricas para embasar a organização, representação e processamento da informação para sua armazenagem e recuperação pelo usuário.
  • assosiação de conceitos

    Vannevar Bush introduziu a noção de associação de conceitos ou palavras para organização da informação, pois este seria o padrão que o cérebro humano utiliza para transformar informação em conhecimento. Indicou que os sistemas de classificação e indexação existentes à época eram limitativos e não intuitivos. Os processos para armazenar e recuperar informação deveriam ser operacionalizados por associação de conceitos “como nós pensamos”.
  • "Royal Empire Society Scientific conference"

    Em 1946, um ano após o termino da segunda guerra foi realizada em Londres a “Royal Empire Society Scientific Conference”, onde se discutiu a importância da informação
  • o novo campo foi criado com o nome de: ciência da informação.

    Frutos da Society Scientific Information Conference surge o novo campo como nome: ciência da informação.
  • Society Scientific Information Conference

    340 cientistas e documentaristas de todo o mundo compareceram a esta Conferência, que durou dez dias úteis. Os seus Anais têm 723 páginas, dividido em dois volumes e quatro seções. A publicação dos Anais foi editada nos EUA. Os cientistas de quase todas as áreas do conhecimento, que compareceram a Reunião em Londres, tinham propostas para resolver os problemas da organização e acesso a informação e muitos vieram para a área trabalhar com o assunto e para não de perder o seu status acadêmicos.
  • Recuperação da informação

    Harmom(1973), citado por Saracevic(1978,p.4) afirma que o termo informação emergiu vinculado ao tratamento e recuperação ao lado de outras disciplinas similares vinculadas a comunicação, como a Teoria da Informação, Semântica, Cibernética, Teoria dos Jogos, Ciência da Computação e as novas(TIC) que surgiram no período da Segunda Guerra Mundial.
  • novos grupos são criados

    em 1952, foi criada pelo grupo dos cientistas da informação o Classification Research Group , com a intenção de propor novas teorias para armazenar e recuperar a informação; o problema da época era o grande volume de informação e sua gestão, as memórias pequenas e de alto custo. Os profissionais que fundaram o “Institute for Information Scientists” criaram sob o comando de Jason Farradane o primeiro programa de pós-graduação em de ciência da informação na The City University, em Londres.
  • Início do termo Ciência da informação

    A década de 1960 foi marcada pelo início da utilização do termo CI, na qual diversos autores(ROBREDO, 2003; SARACEVIC, 1978; LOPEZ YEPES, 1989), apontam que as conferências do Geórgia Onstitute of Technology realizado nos anos de 1961-1962 influenciaram a definição do termo de "Ciência da Informação".
  • Chega a ideia de cognitismo

    A ideias do refletir cognitivista estava nos campos da ciência. Na ciência da informação o cognitivismo, baseado na relação da informação e a geração do conhecimento, chegou na década de setenta introduzido por: Belkin, Wersig e por Nevelling ; por projetos como o Project in Scientific Information Exchange in Psycology da American Psychological Association; o trabalho do Center for Reseach in Scientific Communication e o INFROSS, que estudou o desenho de sistemas de informação.
  • Interdisciplinaridade a contexto sociocultural

    A década de 1970 propiciou grandes transformações para a CI, principalmente nos EUA, onde SARACEVIC(1978, p.5) e ALMEIDA (2005.p.84) identificam que o setor privado passou a investir na área da CI, em contrapartida, praticamente não existiram esforços teóricos que compreendessem os processos e as ações de informação no contexto sociocultural, o que veio a ser estudado somente nas décadas seguintes.
  • Surge o conceito de informática

    Década de 1980: alta produção de publicações científicas e a real consolidação do conceito "informatika", no campo científico soviético. Poroutro lado, aparecia uma segunda realidade, onde o sistema de informação científica no país não estava rendendo o resultado esperado.
  • surgem as críticas

    Após 1985 começaram a surgir críticas abertas de bibliotecários e de outros profissionais de informação acerca da situação que eles estavam vivendo. O campo teórico também começou a ser alvo de críticas. Essas discussões seriam interrompidas com o fim da URSS, em 1991.
  • A Internet

    Com a internet, a informação assumiu um novo status, principalmente com a sua interface gráfica a world wide web. Embora, os primeiros esforços de uma rede mundial de computadores apareçam em 1972, com uma mostra pública da Arpanet , ligando 40 computadores. Mas, foi só em 1989 que, Tim Berners-Lee, cidadão inglês, tecnologista da informação, trabalhando no Cern, programou os primeiros softwares que permitiram a atual configuração gráfica da web.
  • corte de recursos para institutos e órgãos científicos.

    Após 1991(Rússia): Participação da Ciência da Informação russa reduzida drasticamente. Grande parte da estrutura construída para o chamado "Sistema de informação científica Soviética" ou dissolvida, ou perdeu consideravelmente sua importância e atuação. Entretanto, tanto o principal órgão de informação científica na Rússia, o VINITI, quanto seus principais periódicos sobreviveram à dissolução da URSS e mantiveram-se em atividade
  • os três tempos distintos da CI

    ciência da informação, em seu percurso desde 1945, possui três tempos distintos se quisermos analisar o seu desenvolvimento: • Tempo gerência da informação de 1945 - 1980
    • Tempo relação informação e conhecimento de 1980 - 1995
    • Tempo do conhecimento interativo de 1995.
  • novas tecnologias

    novas tecnologias de informação e sua disseminação, que modificaram aspectos fundamentais, tanto da condição da informação quanto, na possibilidade da sua distribuição. Estas tecnologias intensas modificaram radicalmente a qualificação de tempo e espaço entre as relações do emissor, com os estoques e os receptores da informação.
  • novas tecnologias 2

    Quando falamos em novas tecnologias de informação pensamos de imediato no computador, na telecomunicação e na convergência da base tecnológica permitindo que, todos os insumos de informação fossem convertidos para uma base digital, possibilitando, assim , tudo seguir no mesmo canal de transferência da informação.
  • novas tecnologias 3

    Contudo estas são conquistas baseadas em apetrechos elétrico, eletrônicos ilusórios e efêmeros. Conjuntos fantasmagóricos de fios, fibras, circuitos e tubos de raio catodo. As reais modificações que as tecnologias intensas de informação trouxeram foi uma nova forma de lidar com o acesso a informação e as modificações relacionadas ao tempo e ao espaço de sua transferência.
  • Seminário

    O projeto Scielo auxilia no seminário sobre a avaliação da produção científica.
  • Ciência Moderna

    A ciência moderna, para Wersig(1993) citado por Kobashi, Smit e Tálamo(2001), foi um produto gerado na segunda guerra mundial, na qual alterou a função do conhecimento na sociedade.